Guarda Municipal

Guarda Municipal de Imperatriz atua na zona urbana e rural desde 2020

Desde que iniciou sua jornada, a GMI recebeu todo armamento letal e não letal, além de Equipamentos de Proteção Individual

Publicado em: 24/06/2024 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal de Imperatriz atua na zona urbana e rural desde 2020

Em quatro anos de atividades, a GMI já ampliou serviços e se consolida como órgão de segurança de Imperatriz. (Foto: Assessoria)

A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) é o órgão de natureza permanente, responsável pelas políticas de segurança urbana e prevenção da violência criminal, destinada à proteção de bens, serviços e instalações públicas municipais. Desde 2020 na cidade, após ser instituída pelo prefeito Assis Ramos, com um efetivo dedicado, equipamentos modernos e liderança sólida, a GMI está comprometida com a segurança e a prevenção da violência em Imperatriz.

A GMI tem por norma o aperfeiçoamento dos seus agentes e por isso investe muito em qualificação, como a última que aconteceu no que se refere ao uso de cães farejadores e a criação de um canil. Inclusive já realizou ações ostensivas, inclusive com o uso de cão farejador. A instituição, que se preocupa com a capacitação dos seus agentes, anunciou que mais dois servidores concluíram curso de qualificação em outras instituições.

Nessa ação, com o uso de cão farejador, a Guarda atendeu solicitação da Polícia Militar do Maranhão, que solicitou os préstimos da corporação, no sentido de averiguação de existência de entorpecentes em veículos na BR-010. Nesse caso foi acionado o Canil para realizar a detecção.

Além de cuidar da segurança dos cidadãos e cidadãs com ordem e competência, com atendimento de excelência na área da cidade, a GMI atende com ações ostensivas as comunidades dos povoados da zona rural. No último fim de semana, por exemplo, agentes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), acompanharam funcionários da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH) em uma missão de segurança, durante a fiscalização de denúncia de abuso de som no povoado Embiral.

Outro fator importante de destacar é que a GMI mantém ponto base em locais estratégicos, como o Socorrão, Socorrinho, e em escolas municipais, e atende chamadas das demais escolas da cidade, que não são da rede municipal, desde que solicitada. A segurança ostensiva dos eventos da cidade também tem participação da Guarda Municipal de Imperatriz.

Para melhor desempenho das atividades, a corporação possui excelente material bélico, desde armamentos letais, como espingardas, fuzis, pistolas, carabinas, todas modernas, como não letais (arma de choque/spark), espargidores de pimenta, granadas de lacrimogêneo e lançadores de granada.

Desde que iniciou sua jornada, a Guarda Municipal de Imperatriz recebeu todo armamento letal e Equipamentos de Proteção Individual. Foram entregues 30 pistolas calibre 380 ACP e 14 espingardas calibre 12, as chamadas escopetas, além de EPI como coletes balísticos e escudos. Outros armamentos já se integraram a GMI.

A qualificação dos agentes sempre foi preocupação do comando da instituição. Nos últimos meses, aconteceram os cursos do II EOR – Estágio de Operador de Romu e de atividades com cães para a formação do canil. E vários outros cursos já foram ministrados, como o de uso e manuseio de armamentos, já que como todas instituições de segurança a GMI tem os seus armeiros.

“A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), visa sempre buscar a qualificação continuada, preparando e capacitando seus agentes, para lidar com ocorrências de todos os níveis de complexidade. Por esse e outros motivos é que a GMI tem servido de referência na região quando se fala em Guarda Municipal. Já servimos de modelo para a criação de outras guardas em cidades da região e do estado e até de estados vizinhos. O trabalho prestado pela GMI é considerado de excelência, pelas comunidades do município de Imperatriz”, destacou o comandante da instituição, Valterly Barros.

Guarda Municipal