Guarda Municipal

SEGURANÇA PREVENTIVA

Guarda Municipal inicia operação nos cemitérios públicos de Imperatriz

Ação visa coibir a presença de criminosos que estão usando esses espaços como ponto de apoio para cometer assaltos às pessoas que passam pelas ruas adjacente

Publicado em: 16/02/2024 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal inicia operação nos cemitérios públicos de Imperatriz

Segundo as denúncias, assaltantes ficam na espreita, esperando pessoas passarem pelas ruas que circundam esses espaços, para praticarem assaltos. (Foto: Assessoria)

O planejamento de segurança nos cemitérios, de responsabilidade da Prefeitura de Imperatriz, já está elaborado, com o trabalho preventivo da Guarda Municipal, por meio da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). Ação visa coibir a presença de criminosos que estão usando os locais como ponto de apoio, para cometer assaltos às pessoas que passam pelas ruas adjacentes.

O comandante da Guarda Municipal de Imperatriz, Valterly Barros Costa, informou que “diante das denúncias da presença de criminosos nos cemitérios de Imperatriz, é que foi feito esse planejamento de segurança, com o desencadeamento dessa operação, que visa coibir esse abuso”.

Segundo as denúncias, marginais estão usando os cemitérios da cidade, onde ficam na espreita, esperando pessoas passarem pelas ruas que circundam esses espaços, para praticarem assaltos.

Na semana que antecedeu o Carnaval, um cidadão, que estava se deslocando para seu trabalho por volta de 3 horas da madrugada, horário que inicia o seu turno, e quando passava em frente ao cemitério São João Batista, que fica no bairro Nova Imperatriz, foi atacado por dois criminosos, que de armas em punho, saíram do interior daquela necrópole e assaltaram o cidadão, levando a moto, celular e tudo que o trabalhador conduzia.

Não bastasse o assalto, ainda levaram o trabalhador para o interior do cemitério, onde o agrediram e praticaram tortura psicológica. Diante desse fato e às demais denúncias, é que foi feito o planejamento de segurança nos cemitérios da cidade, iniciada pelo São João Batista.

Para evitar prejuízos causados pelo vandalismo, caberá aos agentes da Guarda Municipal permanecerem atentos também à manutenção da ordem e à preservação do patrimônio público, coibindo depredações, pichações ou qualquer outro tipo de dano aos equipamentos dos cemitérios. Isso é necessário, porque existem denúncias de que os símbolos religiosos dos túmulos, como crucifixos, fotos e outros adornos que lembram o falecido, vêm sendo furtados. Os criminosos, a maioria usuários de drogas, vendem o cobre para receptadores, para manter o vício.

Em Imperatriz, existem nove cemitérios públicos e todos eles, serão contemplados com a operação, com rodas diárias durante a noite, por agentes da GMI, que fazem parte da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), devidamente qualificados para a função e que já são referência para outras guardas criadas em cidades da região Tocantina e até de outros estados.

A Guarda Municipal de Imperatriz, vinculada ao Gabinete do Prefeito Municipal, órgão de natureza permanente, é responsável pelas políticas de segurança urbana e prevenção da violência criminal, destinada à proteção de bens, serviços e instalações públicas municipais

Guarda Municipal