PALESTRA
Guarda Municipal realiza palestra para alunos da Escola Maria Evangelista de Souza
Ação abordou temas como ética, cidadania e preservação do patrimônio público
A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), realizou na tarde desta terça-feira (23), na escola Maria Evangelista de Sousa, da rede municipal de ensino, localizada no residencial Itamar Guará, palestra para alunos instituição de ensino. Ação abordou temas como: ética, cidadania e preservação do patrimônio público.
O encontro serviu para tirar dúvidas dos adolescentes, sobre a ética e cidadãnia, como também, conscientizar sobre a importância do patrimônio material dentro da escola, e, também dentro do seio familiar.
Para conduzir a conversa com os alunos, os palestrantes Augusto, Aline, Jacyara e Marques, expuseram os temas e responderam às dúvidas dos adolescentes de forma didática. Vale ressaltar que os temas escolhidos nas palestras são pautados conforme a realidade do ambiente escolar.
A iniciativa tem o objetivo de aproximar a população da Guarda Municipal, levando até as pessoas conhecimentos sobre os mais diversos assuntos que envolvem desde educação até a segurança pública.
Segundo os palestrantes, falar sobre a falta de cuidado com o bem público, problema recorrente no dia a dia de algumas instituições públicas de ensino, é um dos modos de conscientizar os alunos sobre a questão, levando a mudanças de comportamento. São apresentados aos estudantes alguns sinais da falta de cuidados ocasionados pelo mau uso dos bens, estimulando eles a entender como o descaso pode ser prejudicial para a comunidade escolar.
O comandante da instituição, Josenildo Ferreira, destacou a iniciativa dos GMIs, principalmente por conseguirem despertar o senso de responsabilidade dos estudantes, fazendo-os entender que devem cuidar daquilo que lhes pertence. “É interessante ver o quanto um tema que parece tão comum no nosso dia a dia, quando trazido para uma discussão com os alunos, eles conseguem identificar sua importância e o quanto às vezes são negligentes com a conservação do bem público, mas, ao mesmo tempo, conseguem vislumbrar a diferença de se ter uma instituição de ensino bem cuidada, com os bens preservados e limpa”, disse.