SAÚDE
Capela do Socorrão é reativada com o retorno de missas
Objetivo é levar humanização como o conforto espiritual para servidores, pacientes e familiares
Publicado em: 21/09/2021 por Kalyne Cunha
Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, por meio da coordenação da capelania da instituição, reativa capela com realização de missas. Objetivo é fornecer um atendimento mais humanizado, por meio do acolhimento a servidores, pacientes e familiares que se encontram fragilizados em um ambiente naturalmente estressante, como o cotidiano hospitalar.
O diretor do HMI, Vitor Pachelle, enfatiza que os cuidados vão além do físico. “A estrutura da capela é um ponto de partida para quem necessita de conforto, por meio do tratamento espiritual. Nossos pacientes ganham mais suporte no tratamento e nossos servidores uma assistência maior para lidar com ambientes e situações altamente estressantes, como o dia a dia de um hospital”.
A missa realizada na capela do hospital contou com a participação do capelão, Padre Ednaldo, que na sequência visitou alguns leitos de enfermaria entregando a comunhão eucarística. As missas serão celebradas na primeira sexta-feira do mês e as atividades na capela realizadas diariamente, conforme agenda.
A coordenadora da capelania do hospital, Clesiane Santos, pontua que “todo e qualquer gesto de carinho, atenção e acolhimento pode fazer a diferença, principalmente dentro dos hospitais, onde pacientes estão ainda mais fragilizados. É preciso cuidar do físico, mas jamais esquecer do psicológico e do emocional. A religião costuma ter um papel fundamental em nossas vidas, pois a fé aquece o coração, traz esperança, e nos ajuda a superar as dificuldades”, conclui.