Saúde
Encontro define regulação de leitos do Socorrão
Pacientes de outros locais só serão recebidos se forem encaminhados
Publicado em: 22/03/2017 por William Castro
Gestores da saúde de 12 municípios da Regional de Imperatriz se reuniram, na tarde de ontem (22), para discutir as regras de funcionamento do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital Socorrão(HMI). Implantado nos primeiros dias da gestão atual, o NIR visa garantir e melhorar o recebimento de pacientes de outras localidades.
Participaram do encontro os secretários de Saúde das cidades de João Lisboa, Senador La Rocque, Buritirana, Sítio Novo, Campestre, Amarante, Porto Franco, Estreito, Lajeado Novo, Montes Altos, Ribamar Fiquene e Imperatriz.
"Nosso objetivo não é barrar ninguém, pelo contrário, queremos é melhorar as condições de atendimento. Com os municípios resolvendo os problemas que são de sua responsabilidade e nos enviando apenas o que foi acordado, conseguiremos otimizar os leitos e melhorar o acolhimento", ressalta o secretário Alair Firmiano.
No encontro, foi definido que a partir desta semana, o Socorrão só receberá pacientes destes municípios se forem encaminhados, conforme acordado entre os gestores. "Antes de chegarem ao hospital, nossa equipe já deve estar com a documentação encaminhada via e-mail", afirma a coordenadora do NIR, Neide Bastos. Ela acrescenta que dos 15 municípios pertencentes à macrorregião só faltaram representantes de Davinópolis, Governador Edson Lobão e São João do Paraíso, que serão comunicados da decisão.
Sobre as macrorregiões de Balsas, Açailândia e Barra do Corda, ficou decidido que será realizada uma reunião com os gestores para definir o protocolo e regras para atendimento aos pacientes destas cidades.