REMIÇÃO PELA LEITURA
Projeto incentiva leitura e escrita com internos da Upri
Iniciativa aborda domínio da norma padrão, estética, estrutura lógica e qualidade textual
Publicado em: 27/06/2018 por Luana Barros
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e a Prefeitura de Imperatriz realizaram, em parceria, na manhã desta quarta-feira, 27, apresentação dos resultados do Projeto "Remição pela Leitura", na Unidade Prisional de Imperatriz, Upri. Proposta é idealizada pela Unidade Gestora de Atendimento e Humanização Penitenciária, através da Supervisão de Educação e Secretaria Municipal de Educação, Semed, por meio do Setor de Educação de Jovens e Adultos, Eja.
Internos selecionaram obras e neste evento demonstraram as produções textuais elaboradas previamente. Para avaliação, foram utilizados critérios como domínio da norma padrão, estética, estrutura lógica e qualidade do texto. "Ação tem objetivo de abordar os hábitos de leitura e reflexão como condicionantes da remição da pena, com 10 internos da unidade", explicou Ana Meires, coordenadora da Eja.
Laedson Brito é professor nas turmas da unidade e esclareceu sobre a satisfação em trabalhar nesta modalidade de ensino. "A escola é um grande espaço para desenvolvimento de habilidades como leitura, escrita e interpretação textual. Fico grato em trabalhar e fazer parte como orientador destes alunos".
O interno F. P. elaborou resumo da obra "Usas drogas? Não te importas?", do autor Abraão Sousa Santos. "Aprendi a gostar de ler aqui na prisão. Eu escolhi o livro porque diz muito sobre o que passei e com ele percebi que é difícil sair dessa vida".
Também participaram da solenidade Maria José, coordenadora do projeto; Renato Lindoso Dantas, diretor da Upri, Elisangela Pires da Costa, professora; Debora Bravin psicóloga e Maria das Dores, assistente social da unidade.