MEIO AMBIENTE
Justiça Climática mobiliza estudantes na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
51 projetos das escolas da rede municipal de ensino foram apresentados no encontro
Publicado em: 07/06/2025 por Nayane Brito

Estudantes da rede municipal de ensino de Imperatriz apresentam projetos inovadores em defesa da natureza na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. (Foto: Assessoria)
Propostas e ideias para ações de proteção à natureza fizeram parte da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente no município de Imperatriz. Organizado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o encontro ocorreu na quinta-feira (5), na Universidade Aberta do Brasil (UAB). O evento reuniu alunos e professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de ensino para debater o tema: “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”.
Durante a conferência foram apresentados 51 projetos desenvolvidos por estudantes e previamente selecionados na etapa escolar, realizada em maio. A programação incluiu palestras sobre os temas “Entendendo a Justiça Climática” e “Somos Amazônia”, ministradas pelos próprios alunos, que foram protagonistas do evento.
Segundo o coordenador do setor Meu Ambiente da SEMED, Geilson Arruda, a etapa municipal da conferência garantiu relevantes projetos de referência que representarão Imperatriz na etapa estadual e na conferência nacional. “É um projeto do governo federal, do Ministério da Educação, junto com o Ministério da Ciência e Tecnologia, para incentivar as escolas de todo o Brasil a desenvolverem projetos que melhorem as questões ambientais em diferentes eixos. Este ano, tivemos a participação de cem por cento das escolas do município na etapa escolar, e agora vamos dar visibilidade às nossas melhores ideias, nas diferentes pesquisas e curiosidades de estudos nas próximas fases da conferência”, destacou.
A Secretária Adjunta de Educação, Vanessa Pereira, ressaltou o fortalecimento da educação ambiental nas escolas da rede municipal de Imperatriz. “O projeto Meio Ambiente é um dos pilares do nosso trabalho pedagógico, com ações que vão além da teoria e se estendem à prática em todas as escolas, respeitando o contexto de cada comunidade escolar. Abordamos temas como o desmatamento e outras questões ambientais urgentes. A conferência de hoje é apenas uma das etapas desse trabalho contínuo”, garantiu.
Por sua vez, a aluna do 8º ano da Escola Municipal Costa e Silva, Dhéynifer Lima da Silva, compartilhou como foi a preparação do projeto e a expectativa com a conferência. “Tivemos reuniões entre colegas e decidimos estudar a reutilização do óleo de cozinha. Hoje, estamos aqui com todo o esforço, apresentando nossa proposta e aprendendo mais sobre justiça climática, pensando no nosso planeta, nos animais e colocando em prática nossas discussões. Esperamos avançar para as próximas fases”, afirmou.
No encerramento da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, 25 projetos de Imperatriz foram selecionados para a fase estadual, etapa preparatória para a conferência nacional, que ocorrerá em Brasília.