Notícias

EDUCAÇÃO

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) seguem abertas até 31 de janeiro de 2025

A EJA oferece mais de mil vagas para jovens e adultos que desejam concluir o Ensino Fundamental

Publicado em: 22/01/2025 por Matheus Cardoso Lima

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) seguem abertas até 31 de janeiro de 2025

A Prefeitura prorrogou até 31 de janeiro de 2025 o prazo para matrícula na Educação de Jovens e Adultos (EJA) (Foto: Assessoria)

Nunca é tarde para retomar os estudos! Em Imperatriz, a Prefeitura prorrogou até 31 de janeiro de 2025 o prazo para matrícula na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com mais de mil vagas disponíveis para aqueles que desejam concluir o Ensino Fundamental. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), sob a orientação do prefeito Rildo Amaral, reforça o compromisso de garantir que a educação esteja acessível a todos, independentemente da idade, promovendo oportunidades de aprendizado para toda a população.

A Secretária Adjunta de Educação, Vanessa da Silva Pereira, enfatizou que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vai além de combater o analfabetismo. "O principal objetivo é elevar o nível de conhecimento, mudar a geração de renda dessas pessoas e promover oportunidades de emprego", afirmou. Ela também ressaltou que "a aquisição da leitura e escrita viabiliza muitas coisas", ajudando os alunos a entender melhor sua realidade e a se perceberem parte de um contexto social. "O objetivo é incluir aquele aluno excluído pela falta de conhecimento", concluiu a secretária.

As séries ofertadas na EJA são organizadas em quatro etapas, proporcionando um percurso adequado às diferentes necessidades de aprendizado. A 1ª Etapa abrange o 1º, 2º e 3º anos, enquanto a 2ª Etapa é destinada ao 4º e 5º anos. A 3ª Etapa contempla os 6º e 7º anos, e a 4ª Etapa atende aos 8º e 9º anos. Com essa estrutura, o programa oferece a oportunidade de jovens e adultos avançarem em seus estudos, de acordo com seu nível de escolaridade, até a conclusão do Ensino Fundamental.

Escolas Municipais de Imperatriz que ofertam a EJA (todas no turno noturno):

    1. Adalberto Franklin - Bairro Bom Jesus

    2. Antônio Leite - Sebastião Regis

    3. Darcy Ribeiro - Parque São José

    4. Eliza Nunes - Santa Rita

    5. Fernanda Branco - Conjunto Vitória

    6. Frei Manoel Procópio - Centro

    7. Maria Evangelista - Itamar Guará

    8. Maria das Neves - Cafeteira/Alto Bonito

    9. Núcleo Santa Cruz - Vila Lobão

    10. Presidente Costa e Silva - Nova Imperatriz

    11. Paulo Freire - Av. Pedro Neiva

    12. São Jorge I - Vilinha

    13. Santa Laura - Bacuri

    14. Tia Emília - Vila Nova

    15. Tiradentes - Parque do Buriti

    16. Afonso Pena - KM 1700/Zona Rural

    17. Moreira Neto - Lagoa Verde/Zona Rural

Além dessas, a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Prof. Telasco Pereira Filho oferece a Educação de Jovens e Adultos para alunos surdos, no turno diurno.

Como realizar a matrícula

As matrículas podem ser realizadas diretamente nas escolas que ofertam a EJA ou na Semed, no setor de matrículas, Gestão Educacional (GEDUC). A inscrição é destinada a pessoas com 15 anos completos ou que completem 15 anos até 31 de março de 2025.

A EJA é uma importante oportunidade para todos que buscam o desenvolvimento pessoal e profissional, oferecendo a chance de transformar vidas por meio da educação. Não perca essa oportunidade de garantir o seu futuro!

 

Estratégias para a permanência e conclusão na EJA

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem se dedicado a garantir a qualidade do ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ao adotar estratégias contínuas para fortalecer o aprendizado. Segundo a Coordenadora da EJA da Semed, Joselia Mota, a Secretaria oferece, bimestralmente, formações continuadas para os professores e equipes gestoras das escolas que atendem essa modalidade. Essas capacitações são essenciais para que os educadores estejam sempre preparados para lidar com as especificidades dos alunos da EJA, promovendo um ensino mais eficaz e inclusivo.

Joselia também destaca que a comunidade tem respondido positivamente às iniciativas da Semed, especialmente considerando as dificuldades que muitos estudantes enfrentam para retornar aos estudos. "O maior desafio é a permanência dos estudantes e a conclusão das etapas de ensino", afirma a coordenadora. Para enfrentar esses desafios, a Secretaria adotará uma série de ações que visam não apenas melhorar a qualidade do ensino, mas também promover a inclusão social. Entre as estratégias, estão a personalização do ensino, a valorização dos alunos, o fortalecimento do relacionamento com as famílias, além do monitoramento constante da frequência escolar e ações de busca ativa. A criação de um ambiente acolhedor e a promoção da diversidade também são prioridades.

Notícias