OUVIDORIA GERAL
Ouvidoria registra mais de 10 mil manifestações em 2025 em Imperatriz
Com todos os conselhos municipais reativados, a Ouvidoria projeta 2026 com mais agilidade nos retornos e integração entre setores

A Ouvidoria apresentou crescimento nas manifestações e expansão dos canais de participação. (Foto: Santiago Silva)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Ouvidoria Geral do Município, divulgou o balanço de atendimentos realizados entre janeiro e novembro de 2025. Durante esse período, o órgão recebeu 10.422 manifestações da população, entre sugestões, denúncias, elogios e reclamações.
Para o Ouvidor Geral do Município, Luiz Carlos Porto, 2025 foi um ano de mudanças estruturais na forma de operacionalizar o atendimento e incentivar a população a participar ativamente da gestão pública. Segundo ele, o foco esteve em tornar o órgão mais acessível e próximo do cidadão.
“A Ouvidoria não pode ser um escritório fechado. Pelo contrário, a gente precisa, enquanto Ouvidoria, provocar as pessoas para que elas percebam o direito que elas têm e onde levar suas demandas e reivindicações. Então, durante esse ano, a novidade que aconteceu foi de fazer com que as pessoas percebam que elas têm direitos e têm onde apresentar esses direitos”, explica o Ouvidor.
O levantamento revela que o WhatsApp foi o meio mais utilizado pelos moradores, com 2.691 registros (26%), seguido do Portal Online com 2.443 atendimentos (24%). Também se destacaram a Ouvidoria SUS, com 1.422 solicitações (13%), e o Teleatendimento, com 1.348 protocolos (13%). O atendimento presencial registrou 1.022 manifestações (10%), e a SEPLU contabilizou 1.230 registros (12%). Os demais canais incluem Visitas in loco (174), Fala BR (37), Ouvidoria HMI (52), Ouvidoria HMII (3) e Ouvidoria GMI (0).
Entre os assuntos mais recorrentes estão pedidos relacionados à iluminação pública. O Ouvidor diz que a alta demanda se deve às solicitações da população para substituição das lâmpadas tradicionais por LED, processo que começou a ser executado pelo Município neste ano. E outra demanda esteve relacionada à infraestrutura urbana. “A cidade estava com infraestrutura totalmente debilitada. Então, a Ouvidoria, sobretudo no primeiro semestre, quando a nossa gestão estava começando a resolver essas questões, recebeu também muitas demandas sobre essa questão”, pontua o Ouvidor, Luiz Carlos Porto.
Em 2025, todos os 25 conselhos municipais foram reativados, permitindo maior participação social e descentralização de decisões. Os conselheiros passaram por capacitações e passaram a trabalhar de forma autônoma nos seus respectivos espaços no Portal da Transparência.
“Os conselhos municipais representam todo o conjunto da sociedade. Quando eles não funcionam, a sociedade perde voz, perde oportunidade. Encontramos muitos conselhos adormecidos, não estruturados e como é uma função da Ouvidoria supervisionar, acompanhar e encorajar os conselhos, nós fomos a campo conversar com todos eles. E hoje a gente tem certeza absoluta que nós vamos fechar o ano de 2025 com os conselhos funcionando e, consequentemente, a sociedade falando mais. Tendo mais voz e tendo mais vez”, afirma o Ouvidor.
Para o próximo ano, a meta da Ouvidoria é melhorar o fluxo de comunicação entre as ouvidorias setoriais, garantindo respostas mais rápidas às manifestações da população. E também assegurar que cada setor consiga responder no prazo legal, para que haja o retorno ao ao cidadão de forma ágil.
Canais de contato com a Ouvidoria
A Ouvidoria Geral do Município está disponível para atender a população através dos seguintes meios:
WhatsApp: (99) 98159-9184
E-mail: ouvidoriageralitz@gmail.com
Portal da Ouvidoria: https://ouvidoria.imperatriz.ma.gov.br
Atendimento presencial: Rua Rui Barbosa, nº 201 - Centro
Horário de atendimento presencial: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h



