PREVENÇÃO

Plano de contingência para o período chuvoso inclui limpeza de bueiros e galerias

Ação ostensiva utiliza hidrojateamento para facilitar a retirada de resíduos que prejudicam escoamento da água

Publicado em: 06/10/2022 por Islene Lima

Secretaria de Infraestrutura

Equipes da Sinfra realizam o trabalho em vários pontos da cidade (Foto: Maira Soares)

Dando continuidade aos trabalhos de prevenção ao período chuvoso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), realiza nesta quinta-feira (06) o trabalho ostensivo com limpeza da rede de drenagem e bueiros, através do hidrojateamento.

O trabalho é composto por um caminhão com mangueiras e reservatório de água, para retirada dos resíduos acumulados nas caixas e galerias que prejudicam o escoamento, principalmente no período chuvoso.

Segundo o secretário Fábio Hernandez, além da retirada dos resíduos, em caso de acúmulo de sujeira no bueiro, como areia, barro, entre outros materiais, a equipe também usa a mangueira para a sucção, e em caso de acúmulo nos encanamentos, é utilizado água em alta pressão, que permite desentupir o bueiro.

“O nosso objetivo é garantir que o escoamento da água seja feito naturalmente, sem acúmulo nos pontos com água parada, entretanto o que observamos, é que o lixo jogado na rua ainda é o principal responsável pelo entupimento deles. Geralmente encontramos papel de balinhas, plásticos, garrafas, vidros, e até objetos de casa, que acabam passando mesmo com proteção, ou seja, no decorrer do ano realizamos essa medida preventiva, não é algo de agora, porém em nada adianta se a população não fazer sua parte também”, afirma Fábio.

O secretário pontua, ainda, que um sistema de drenagem limpo proporciona mais tranquilidade, e menos transtornos à população. Além das limpezas nos bueiros, as equipes da Sinfra trabalham também com drenagem, e pavimentação em mais de 15 bairros.