INFRAESTRUTURA
Prefeitura avança na construção da galeria do Riacho Capivara: solução definitiva para segurança e mobilidade
Intervenção vai resolver problema histórico de alagamento, além de dar mais fluidez ao trânsito na região
Publicado em: 17/09/2025 por Pollyana Galvão

Obra eliminará riscos, resolverá alagamentos e vai melhorar o trânsito no Santa Inês, garantindo mais segurança e qualidade de vida para a população. (Foto: Vagner Grigório)
A Prefeitura de Imperatriz segue com as obras de reconstrução da galeria do Riacho Capivara, localizada no cruzamento da Avenida Newton Belo com a Rua Floriano Peixoto, no bairro Santa Inês. A intervenção, realizada por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), conta com o apoio do Governo do Estado do Maranhão e representa uma solução definitiva para um dos pontos mais críticos da cidade.
A nova galeria está sendo construída com cinco aduelas de concreto, garantindo o escoamento adequado das águas e eliminando os alagamentos que afetam a região no período chuvoso. Além disso, a obra traz mais segurança para moradores e motoristas, resolvendo o risco de desabamento da estrutura antiga, que apresentava rachaduras e desgaste devido ao alto volume de tráfego diário.
Outro benefício é a mobilidade urbana, uma rotatória será implantada para organizar o fluxo de veículos, junto a outras intervenções de trânsito. O secretário de Infraestrutura, Vilmar Dantas, explicou a parte técnica da execução. “Estamos finalizando o laço de concreto que vai sustentar as aduelas. Antes, preparamos todo o leito rochoso para garantir que o solo seja competente para suportar as cargas da galeria e do tráfego da região”.
Para o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, a obra é uma das mais importantes da gestão. “É uma obra complexa e fundamental importância para a cidade. O trabalho não para até que esteja concluída. Além de resolver definitivamente os problemas de trafegabilidade e alagamentos, estamos dialogando com os comerciantes para que não percam sua renda e sigam com dignidade”.
Durante a execução da obra, imóveis que ocupavam de forma irregular a área de risco foram desocupados. Os comerciantes receberam alternativas para se realocarem em locais seguros, como mercados municipais, Panelódromo e praças, mantendo suas atividades com apoio do Município, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano.