Notícias

CHUVAS

Prefeitura de Imperatriz trabalha para minimizar impactos das chuvas na cidade

Mesmo com precipitação acima da média, ações reduziram os transtornos nos pontos mais críticos

Publicado em: 14/01/2025 por Matheus Cardoso Lima

Prefeitura de Imperatriz trabalha para minimizar impactos das chuvas na cidade

Acompanhado do Secretário de Segurança Pública Ricardo Seidel, prefeito Rildo Amaral percorre pontos críticos (Foto: Assessoria)

Os dias chuvosos provocaram alagamentos em vários bairros da cidade. Desde o dia 1º de janeiro, quando assumiu a prefeitura de Imperatriz, o prefeito Rildo Amaral vem trabalhando para minimizar os transtornos, já previstos para este período chuvoso.


Foram oito anos de descaso em Imperatriz, o que resultou em uma cidade mergulhada no caos. O temporal desta quarta-feira (08) foi, em média, de 54 mm de chuva, enquanto a previsão era de 20 mm. Isso contribuiu significativamente para o aumento dos níveis dos riachos e do rio Tocantins, que está 1m88 acima do normal.


Diante dos transtornos, o prefeito Rildo Amaral percorreu pontos críticos da cidade, acompanhado do secretário municipal da Segurança Pública, Ricardo Seidel; do superintendente da Defesa Civil, Ten. Evandro; do secretário de Infraestrutura, Marcelino Tavares; e do adjunto da Sinfra, Vilmar Dantas. Toda a equipe, esteve nas áreas buscando entender a situação de perto, para definir formas de agir rapidamente e atenuar os efeitos das enchentes.


De acordo com o prefeito, todos os esforços estão sendo realizados desde o dia 1º de janeiro, com trabalhos de limpeza e alargamento dos riachos. “Estamos amenizando, aprofundando tanto o Bacuri quanto o riacho Capivara. Um descaso de oito anos, que em oito dias não conseguimos resolver. Mas entendemos que é humanamente impossível, e estamos lutando todos os dias. Com muito trabalho e espírito de equipe, vamos amenizar consideravelmente todas as dificuldades”, afirma o prefeito.

 

 

Mesmo com a tempestade, que trouxe 34 mm a mais do que o previsto — mais que o dobro da estimativa — as ações realizadas mostraram resultados positivos. Não houve transbordamento do riacho Capivara, na região do bairro Santa Inês, local que sempre enfrentou esse problema. As ações de limpeza e aprofundamento do riacho geraram efeitos positivos. Outro ponto crítico é na BR-010. Apesar de o riacho ter transbordado um pouco, as ações da prefeitura ajudaram a minimizar os impactos dos alagamentos.


O secretário de Segurança Pública, Ricardo Seidel, reafirma o compromisso com a cidade e a presença constante nas ruas para acompanhar de perto os problemas. “Aconteceu o caos, mas estamos nas ruas com determinação do prefeito e vamos continuar acompanhando de perto, identificando os problemas e, acima de tudo, enfrentando com coragem e vontade de resolver”, conclui o secretário.


O secretário municipal de Infraestrutura, Marcelino Tavares, afirma que a cidade não está preparada para grandes volumes de chuva e que continuam em busca de soluções para o problema. “Com volumes grandes de chuva, haverá alagamentos, mas também muita vontade da equipe em superar todas as adversidades”, pontua o secretário.


Diante dos muitos desafios e do caos na cidade, a prefeitura de Imperatriz segue acompanhando de perto. Embora, com todas as medidas preventivas, ainda não tenha conseguido uma resposta à altura. No entanto, mesmo sendo um momento crítico acreditamos que a população de Imperatriz entende que estamos lutando por dias melhores.

Notícias