Notícias

EDUCAÇÃO

Professores do município participam de formações do Programa Escola das Adolescências

O projeto oferece metodologias de ensino mais dinâmicas e contribui para a permanência dos estudantes na escola.

Publicado em: 17/09/2025 por Nayane Brito

Secretaria de Educação

Professores do município participam de formações do Programa Escola das Adolescências

Professores da zona rural participaram de oficina do Clube de Letramento Literário e Corporeidade, com narrativas pessoais ilustradas com recortes. (Foto: Assessoria)

Professores de História e Geografia do 9º ano da rede municipal de ensino participaram, nessa terça-feira, 16 de setembro, da formação do Clube de Humanidades e Cidadania, promovida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O encontro faz parte dos itinerários do Programa Escola das Adolescências, do Ministério da Educação.

O programa prepara profissionais que atuam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental para desenvolver competências em leitura, escrita e expressões corporais, além de aplicar dinâmicas pedagógicas que incentivem a permanência dos alunos na escola por meio dos clubes de letramento: Clube de Letramento Matemático, Clube de Letramento Científico, Clube de Letramento Literário e Corporeidade e Clube de Humanidades e Cidadania. As atividades interdisciplinares promovem a qualificação docente e estimulam a reflexão sobre novas formas de aprendizagem.

A formadora do Clube de Letramento Literário e Corporeidade e coordenadora do setor de Educação do Campo da SEMED, Janete de Oliveira, destacou o compromisso da rede municipal de ensino de Imperatriz com a iniciativa. “A Prefeitura, por meio da SEMED, aderiu ao programa com foco no combate à evasão escolar, garantindo igualdade, equidade e a permanência dos adolescentes nas escolas. Queremos que nossos alunos estejam na escola, permaneçam com qualidade e tenham seus direitos de aprendizagem assegurados”, afirmou.

O percurso formativo iniciou em 14 de agosto, com a apresentação do Clube de Letramento Literário e Corporeidade a professores de Língua Portuguesa das escolas municipais Nossa Senhora da Conceição, Senhor Jesus e Juscelino Kubitschek, localizadas na zona rural. As atividades envolveram recitação de poemas, narrativas ilustradas e clubes de leitura. Já em 12 de setembro, ocorreu na Universidade Aberta do Brasil (UAB) a formação do mesmo clube, voltada a professores de Língua Portuguesa, Arte e Educação Física do 8º ano.

Para o formador do Clube de Humanidades e Cidadania e coordenador do programa Meu Ambiente da SEMED, Geilson de Arruda, a formação aproxima os professores da proposta do Programa Escola das Adolescências. “O clube possibilita refletir sobre os desafios e potencialidades dos estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental, repensar práticas pedagógicas significativas e inclusivas, além de promover um momento de troca e construção coletiva em favor de uma educação que valoriza o protagonismo juvenil e a formação cidadã”, destacou.

Na avaliação da professora de Língua Portuguesa do 9º ano da Escola Municipal Senhor Jesus, Fernanda da Costa Lima, o projeto representa um reforço positivo para as práticas pedagógicas. “Essa proposta inovadora envolve todas as disciplinas e motiva os estudantes a concluir o Ensino Fundamental e continuar os estudos”, ressaltou.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, Vilma Almeida Silva, também destacou a relevância da iniciativa. “O projeto contribui para a consolidação da aprendizagem e a permanência dos alunos na escola. Os professores aplicam metodologias ativas e dinâmicas diferenciadas que favorecem o desenvolvimento e o engajamento dos estudantes em sala de aula”, concluiu.

A próxima etapa do percurso formativo está marcada para o dia 24 de setembro, com a realização da formação do Clube de Letramento Matemático, voltada a professores de Matemática do 6º ano.

Notícias