Projeto
Prefeitura e Exército entregam uniformes do Programa “Forças no Esporte”
Projeto atende crianças em situação de vulnerabilidade social
Publicado em: 23/08/2017 por William Castro
A Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e o comando do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS), realizaram, na terça-feira, 22, entrega de novos uniformes do Programa Forças no Esporte (PROFESP). Solenidade aconteceu na área de eventos da Vila Militar dos Subtenentes e Sargentos, do Batalhão Capitão-Mor Moniz Barreto, na Avenida Bernardo Sayão, na Nova Imperatriz.
Presentes, a primeira-dama, Janaina Ramos; secretária da Sedes, Fátima Avelino; comandante do 50º BIS, tenente coronel Roberto Furtado; coordenador do projeto, capitão Caio Calegário; juiz da Vara da Infância e Juventude, Delvan Tavares; defensor público, Fábio Carvalho; presidente da APAE, Maria Margarete, e a diretora de Proteção Básica da Sedes, Divina Leide.
Representando o prefeito Assis Ramos, Janaina ressaltou a importância do projeto, no futuro dessas crianças. “Ao conviver com pessoas de bem e disciplinadas, como ocorre no Batalhão, elas aprendem cidadania, respeito e disciplina” – destacou.
Atualmente, são atendidas 60 crianças, com idades entre 9 e 14 anos, em situação de vulnerabilidade social. O projeto é uma variação do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e em parceria com os ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário.
Em Imperatriz, as atividades são executadas pelo 50º BIS, em conjunto com a Prefeitura, através da Sedes, responsável pelas inscrições, seleção, transporte e manutenção de um educador esportivo. “A Prefeitura de Imperatriz faz questão de apoiar iniciativas como essa, que promovem inclusão social, com práticas esportivas e culturais. É gratificante ajudar um trabalho que faz a diferença na vida dessas crianças” - afirmou a secretária Fátima Avelino.
O programa também oferece alimentação saudável e de qualidade, reforço escolar, ações cívico-sociais, palestras e campanhas educativas, orientações sobre cidadania e desenvolvimento de habilidades profissionais. De acordo com o comandante do 50º BIS, tenente coronel Roberto Furtado, “é uma contribuição para mudança significativa no comportamento das crianças. O grande resultado está na semente plantada, que vai determinar o que elas serão no futuro” - reforçou.