EVENTO
Realizado Congresso Técnico da Copa Imperatriz de Futebol de Bairros 2023
Início será dia 07 de outubro com o jogo isolado entre as equipes da Boca da Mata, atual campeã, e Olho D'Água dos Martin, às 16h, no DNER
Publicado em: 25/09/2023 por Dema de Oliveira
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel), realizou no início da tarde desta sexta-feira (22) o Congresso Técnico da Copa Imperatriz de Futebol de Bairros de 2023, quinta edição.
Com a presença de representantes das equipes, foram discutidos todos os pormenores a respeito da competição, como fórmula de disputa, regulamento, jogo de abertura e sanadas todas as dúvidas do torneio que se tornou o maior evento do futebol na região Tocantina.
A principal novidade no regulamento foi que a partir dessa edição cada equipe pode utilizar quatro jogadores de fora da cidade, desde que sejam domiciliados no Maranhão.
As 34 equipes, sendo 28 de bairros e 6 de povoados da zona rural, foram divididas em 8 grupos: seis com quatro equipes e dois de cinco, classificando duas equipes de cada grupo para a segunda fase. Na fase de grupos, as equipes jogarão entre si dentro dos seus respectivos grupos.
Para a segunda fase, classificam-se 16 equipes, tendo em vista que os resultados da última rodada dos grupos A e B, formados com 5 equipes, só contam para situação interna dos grupos e não serão contabilizados para a classificação geral.
Início da competição será dia 07 de outubro, com o jogo isolado entre as equipes da Boca da Mata, atual campeã, e Olho D’Água dos Martins, às 16h, no DNER.
Grupos
As 34 equipes foram divididas em 6 grupos de quatro cada uma e 2 de cinco equipes cada, confira:
Grupo A: Vila Cafeteira, Parque Alvorada II, Cidade Jardim, São José, Vila Independente
Grupo B: Sebastião Régis, Parque do Buriti, Recanto Universitário, Sanharol, Vila Jardim
Grupo C: Parque Amazonas, Bacuri, Santa Luzia, Parque Alvorada I
Grupo D: Vila Zenira, Parque das Estrelas, Sumaré, Parque dos Bosques
Grupo E: Jardim São Francisco, Vila Ipiranga, Vila Brasil, Lagoa Verde
Grupo F: Vila Carajás, 1700, Açaizal, Jardim São Luis
Grupo G: Mercadinho, Boca da Mata, Camaçari, Olho D’Água dos Martins
Grupo H: Vila Esperança, Centro Novo, Vila Machado, Mutirão
Todos os representantes presentes de clubes receberam uma bola nova, doação feita pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Sedel. No Congresso Técnico, foram exibidos aos representantes de clubes, os troféus que serão ofertados ao campeão e vice-campeão. O secretário Luiz Gonzaga Pereira Sousa anunciou que o valor da premiação em dinheiro será anunciada nos próximos dias. Entretanto, frisou que não será diferente do que foi ofertado ano passado, que foi na faixa de R$ 60 mil.
Luiz Gonzaga lembrou que as quatro edições anteriores da Copa Imperatriz de Futebol de Bairros foram realizadas mesmo no auge da pandemia do covid-19.
“Mesmo diante da pandemia, realizamos todas às quatro edições desse evento, atendendo todos os protocolos vigentes na época (2019, 2020, 2021), na fase mais aguda da pandemia, e sempre recebemos total apoio do prefeito Assis Ramos e na edição desse ano, não está sendo diferente”, destacou o secretário.
Campeões
Nas quatro últimas edições, os campeões e vices da Copa Imperatriz de Futebol de Bairros, foram:
1ª edição – 2019
Campeão: Parque Alvorada I
Vice-Campeão: Parque das Estrelas
2ª edição – 2020
Campeão: Vila Paraty
Vice-Campeão: Açaizal
3ª edição – 2021
Campeão: Vila Cafeteira
Vice-Campeão: Açaizal
4ª edição – 2022
Campeão: Boca da Mata
Vice-Campeão: Jardim América
Observa-se que nas quatro edições desse magno evento até agora realizadas nunca houve um bi-campeão, o que demonstra total equilíbrio nas disputas. Entretanto, a equipe do Açaizal, foi bi-vice, na segunda e terceira edições.
O secretário Luiz Gonzaga Pereira de Sousa agradeceu ao prefeito Assis Ramos por mais essa edição da Copa Imperatriz de Futebol de Bairros. “Essa quinta edição da Copa Imperatriz de Futebol de Bairros será mais uma que acontecerá com sucesso. Agradecemos ao prefeito Assis Ramos, que mais uma vez não mediu esforços para a realização do evento. Que todos sejam mais uma vez bem-vindos”.