MELHORIA
Imperatriz vai contar com sistema para melhorar atendimento na saúde mental
SISMENTAL deve ser implantado em breve
Publicado em: 30/07/2021 por Regilson Borges
A Rede de Atenção Psicossocial de Imperatriz agora deve contar com uma plataforma que vai possibilitar a realização de um levantamento epidemiológico dos usuários do sistema de saúde mental, em Imperatriz. Para aprender a utilizar o recurso, chamado de SISMENTAL, os servidores municipais participaram de treinamento na quinta-feira, 30, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, Semus.
Para a coordenadora da Rede de Saúde Mental de Imperatriz, Kátia Carvalho, a instalação da plataforma vai contribuir, e muito, para conhecer melhor as questões relacionadas aos problemas de saúde mental. Ainda, de acordo com a coordenadora, o levantamento será de ordem quantitativa e qualitativa.
“Tendo como foco principal o levantamento quantitativo e qualitativo dos agravos predominantes na Rede de Atenção Psicossocial, RAPS, teremos subsídios concretos para propor a elaboração de Políticas de Saúde Mental para municípios e o estado”, conta Kátia.
A utilização do SISMENTAL não vai ter custo. O sistema não tem necessidade de aplicativo ou programa que comprometa a memória do computador. Pelo contrário, vai proporcionar a identificação do usuário, além de estatísticas como faixa etária, sexo, tipos de transtornos, e número de pacientes, entre outras questões.