Saúde Mental

BALANÇO

Rede de Saúde Mental realizou mais de 100 mil atendimentos em 2022

Trabalho desenvolvido por uma equipe multiprofissional atende aos pacientes

Publicado em: 11/04/2023 por Aleilton Santos

Secretaria de Saúde

Rede de Saúde Mental realizou mais de 100 mil atendimentos em 2022

Um dos principais focos para 2023 é reforçar a Rede de Saúde Mental e trabalhar ainda mais em conjunto com à Atenção Primária (Foto: Patrícia Araújo)

A Secretaria de Saúde (Semus), por meio da Rede de Saúde Mental de Imperatriz, divulgou relatório dos atendimentos do ano de 2022. Ao todo, foram realizados 112.366 mil atendimentos em toda a rede, entre atendimentos individuais a usuários, com médicos e outros profissionais, visitas domiciliares, consultas, grupos terapêuticos, entre outras ações.

“É uma satisfação ver o resultado de um trabalho de mais 112 mil procedimentos na Rede de Saúde Mental, isso é a demonstração de um trabalho realizado por uma equipe multiprofissional e o município tem buscado ampliar mais ainda a Rede. Atualmente nós contratamos mais dois médicos psiquiatras para atender as demandas, qualificando e treinando as equipes com matriciamento que vem potencializar o trabalho em rede e assim melhorar ainda mais, pois o foco de 2023 é qualificar a rede e somar com Atenção Primária para melhorar ainda mais o atendimento da Rede de Saúde Mental do município de Imperatriz”, explicou o coordenador da Rede, Alberto Clezio.

Dentre os profissionais disponíveis para atendimento da Rede, os pacientes podem contar com médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos em enfermagem, nutricionistas, profissionais de farmácia, terapia ocupacional, educadores físicos, entres outros, que fazem parte do tratamento dos pacientes.

O secretário de Saúde, Alcemir Costa, reforça que a rede de saúde mental de Imperatriz é a mais completa e bem estruturada da região. “Temos trabalhado para melhorar ainda mais a nossa rede, uma das inovações é integrar a Rede Psicossocial à Atenção Primária. Valorizar nossos profissionais e reforçar o atendimento de qualidade para todos os pacientes”, explicou.

Para quem precisa de atendimento pode se dirigir a um dos dispositivos da Rede de Saúde Mental: Centro de Atenção Psicossocial Infanto — Juvenil (Rua Itamar Guará, n°2223 — Três Poderes), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Álcool e Drogas) e CAPS III Renascer (Rua Projetada B, Complexo de Saúde — Parque Anhanguera, em regime de funcionamento 24h), Ambulatório de Saúde Mental de Imperatriz (Rua Amazonas, 520 — Centro).

Saúde Mental