Evento

Imperatriz participa da Semana Brasileira e Jornada Maranhense de Enfermagem e do Congresso Cuidar de Todos

Município foi representado pela secretária de Saúde, Doralina Marques

Publicado em: 18/05/2024 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Secretária ministrou uma palestra sobre “o impacto das leis e regulamentações, na prática de enfermagem”. (Foto: Maria Almeida)

Em São Luís, a secretária Municipal de Saúde, Doralina Marques, participou na manhã da sexta-feira (17), da 85ª Semana Brasileira e Jornada Maranhense de Enfermagem, que trouxe o tema: “Romper bolhas no mundo atual para o resistir e o coexistir da enfermagem”. Representando Imperatriz no evento, Doralina ministrou uma palestra sobre “o impacto das leis e regulamentações, na prática de enfermagem”.

A apresentação abordou a criação do Sistema Único de Saúde –SUS, Lei nº 8.080/90, ações e programas do SUS no âmbito da Atenção Básica, da Atenção Especializada à Saúde e Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA);  Leis Fundamentais da Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais, regulamentações específicas e avanços na legislação para a categoria.

“É uma honra estar neste evento, cercada de profissionais tão importantes da área, como professores e mestres. A Enfermagem me encanta, assim como o Sistema Único de Saúde (SUS) e poder falar aqui sobre as ações, programas e dispositivos deste sistema é muito gratificante. Sou servidora federal e gestora de saúde e sei bem das diretrizes e nuances que norteiam o funcionamento do SUS e seu potencial bem como da enfermagem e eles podem sim, rompendo as bolhas, fazer a diferença na saúde do Brasil”, destacou Doralina.

O evento, que ocorre em paralelo com a Jornada Maranhense de Enfermagem, segue até o dia 20 de maio.

Cumprindo agenda na capital, a secretária participou também do último dia do “𝘾𝙤𝙣𝙜𝙧𝙚𝙨𝙨𝙤 𝘾𝙪𝙞𝙙𝙖𝙧 𝙙𝙚 𝙏𝙤𝙙𝙤𝙨: 𝙢𝙪𝙣𝙞𝙘𝙞𝙥𝙖𝙡𝙞𝙨𝙢𝙤 𝙛𝙤𝙧𝙩𝙚 𝙣𝙖 𝙜𝙚𝙨𝙩𝙖̃𝙤 𝙙𝙤 𝙎𝙐𝙎”,  mais uma importante iniciativa de colaboração do Governo do Estado para o desenvolvimento dos municípios maranhenses no âmbito da saúde pública. Evento reuniu centenas de pessoas para debater temas relacionados à Atenção Primária. foram discutidos temas como "Cuidar de Todos: estado e municípios cooperando para o enfrentamento dos problemas que mais causam adoecimento no estado"; "O território como base para o SUS que queremos"; a "Regionalização da Saúde no Maranhão: caminho para a integração"; além da palestra "Cuidado integrado: como fortalecer a saúde do usuário do SUS?".