Projeto "Passos que Salvam" chega às escolas municipais

Profissionais da educação são orientados para reconhecimento de sinais e sintomas do câncer

Publicado em: 15/03/2018 por Sara Ribeiro

Projeto "Passos que Salvam" chega às escolas municipais

Profissionais da Educação serão capacitados até o final do ano pelo projeto Passos que salvam (Foto: Sara Ribeiro)

Em parceria com o Setor de Saúde e Prevenção nas escolas, o Projeto Passos que Salvam, começou nesta quarta-feira, 14, cronograma de palestras que serão realizadas nas escolas da rede municipal de ensino. Objetivo é realizar um trabalho integrado entre saúde e educação sobre o câncer infantojuvenil, formando multiplicadores nas escolas para o reconhecimento de sinais e sintomas da doença

“Hoje estamos iniciando com muita alegria o trabalho junto à Secretaria Municipal de Educação, com o projeto Criança Parceria, para capacitar coordenadores, professores, chegar às comunidades e aos nossos alvos que são os adolescentes e crianças sobre os sinais e sintomas do câncer infantil. Serão multiplicadores de conhecimento, possibilitando a investigação de casos suspeitos e diagnóstico precoce da doença” – informou a coordenadora do projeto, do Hospital de Barretos, Gisele Dias.

Esse primeiro encontro, direcionado só para gestores, foi marcado pela emoção do público diante dos casos atendidos pelo projeto e das histórias de superação dos envolvidos. “Fiquei impressionada com a palestra. Nós sabemos que esse mal assusta as pessoas, que precisamos quebrar esse paradigma do medo, por meio do conhecimento e da prevenção, que é o melhor remédio. Minha mãe faleceu de câncer e vejo o quanto é importante se falar desse assunto” – revelou emocionada a gestora da Escola Santa Teresa D’ávila, Jenilda Gomes dos Santos.

A capacitação dos profissionais da educação será realizada por etapas em razão da quantidade de servidores. Começará pela zona rural, pelos Polos BR, estrada do arroz e adjacências, depois chega a zona urbana com encontros programados até o final do ano.

“É um projeto importante, porque temos espaço nas escolas para formarmos esses multiplicadores de conhecimento, pois estão diretamente em contato com as crianças, podendo identificar casos e nos acionar. Além disso, também há o conhecimento adquirido, mais que professores todos somos pais, mães, tios, com um olhar de cuidado as crianças” – finalizou a coordenadora do Setor de Saúde e Prevenção nas escolas, Valdina dos Santos Aguiar.