Notícias

SAÚDE

Secretaria Municipal de Saúde apresenta 2º Relatório Quadrimestral na Câmara Municipal de Imperatriz

O relatório foi apresentado em audiência pública na Câmara Municipal, contando com a presença de vereadores, profissionais da saúde e comunidade em geral, reforçando a transparência o recurso público.

Publicado em: 01/10/2025 por Nathalie da Costa

Secretaria de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde apresenta 2º Relatório Quadrimestral na Câmara Municipal de Imperatriz

Saúde de Imperatriz apresenta o 2º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterio de 2025, confirmando os avanços e compromisso da gestão. (Foto: Nathalie da Costa)

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de Imperatriz concluiu e apresentou o 2º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (2º RDQA 2025). Os dados, que cumprem a Lei Federal Nº. 141/12 e atendem à Resolução CNS nº 459/2012, destacam uma intensa produtividade, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS), a porta de entrada do SUS.

A rede municipal realizou mais de 1,2 milhão de ações apenas no segundo quadrimestre do ano, englobando visitas domiciliares, procedimentos e atendimentos individuais e odontológicos. O relatório foi apresentado em audiência pública na Câmara Municipal de Imperatriz nesta terça-feira, 30 de setembro, contando com a presença de vereadores, profissionais da saúde do município, estudantes e a comunidade em geral, reforçando a transparência da gestão com o recurso público.

O secretário municipal de Saúde, Flamarion Amaral, destacou o papel da equipe e o impacto dos números: "Cada número neste relatório reflete o esforço dos nossos profissionais que atuam diariamente, além de toda a atenção que a gestão está dando à saúde. Imperatriz não cuida apenas de sua população, mas também é um polo de saúde para toda a Região do Sul do Maranhão. Quando apresentamos um serviço de alta complexidade e qualidade, estamos mantendo a transparência e o foco no paciente”. 

A Força da Atenção Primária e os Avanços que Chegam ao Cidadão

A Atenção Primária à Saúde (APS) se destacou como o carro-chefe da produção. As ações da Estratégia Saúde da Família (ESF) alcançaram marcos notáveis no quadrimestre avaliado com visitas domiciliares no 2º Quadrimestre, reafirmando este como o principal componente da Estratégia Saúde da Família e o alto grau de proximidade com o cidadão. O setor também registrou 215.946 atendimentos individuais, com um crescimento que reflete a ampliação da cobertura assistencial.

Para Anderson Santana, Superintendente da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, os dados confirmam o acesso à saúde: "O relatório mostra um avanço significativo na Atenção Primária. A estratégia saúde da família vem se fortalecendo a cada dia, o número de atendimentos individuais, procedimentos e visitas domiciliares apresentaram um crescimento exponencial no segundo quadrimestre. Todos os programas da Atenção Básica e Vigilância intensificaram suas ações. Esse resultado nos mostra que a atenção primária vem cumprindo o seu papel de ordenadora do cuidado e se consolidando como porta de entrada do SUS”. 

Os números robustos apresentados não são apenas estatísticas, eles traduzem o crescimento e avanço da saúde pública que chega à casa de cada cidadão. Esse resultado é fruto de investimentos na estrutura física e humana, como as recentes inaugurações de Unidades Básicas de Saúde (UBS), a exemplo da nova UBS do bairro Camaçari, entregue à população, além das UBS do bairro Itamar Guará e Bom Jesus. 

Paralelamente, o município investiu em constantes programas de capacitação para os profissionais, visando a excelência no cuidado. Entre os treinamentos recentes, destacam-se a capacitação sobre imunização para os profissionais de saúde, realizada em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e a qualificação para os recepcionistas das UBS com foco em Atendimento Humanizado e Escuta Qualificada, garantindo que a assistência seja acolhedora, tecnológica e resolutiva. É a tecnologia na saúde pública que Imperatriz está abraçando para garantir um cuidado mais ágil e qualificado à população.

Rede Ampla e Serviços Especializados

A apresentação do 2º RDQA 2025 reafirma o compromisso contínuo da Secretaria Municipal de Saúde em investir em uma rede prepara, equipada, eficiente e transparente, focada na qualidade de vida da população.

O relatório também detalha a vasta estrutura de serviços que a Prefeitura mantém para garantir o cuidado integral, da urgência à saúde mental: A rede é composta por 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 12 Clínicas/Centros de Especialidade e 20 Unidades de Apoio Diagnóstico e Terapia (SADT ISOLADO), além de uma Unidade Oncológica. 

Na urgência e emergência, o SAMU 192 Regional de Imperatriz contabilizou 10.175 procedimentos no período, utilizando uma frota de 10 Unidades Móveis de Nível Pré-Hospitalar. Na área da Saúde Mental, o município mantém 3 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) realizou 212 Notificações e 115 Consultas de Profissionais de Nível Superior. 

Notícias