SAÚDE
Segunda dose da vacina contra a dengue está disponível em Imperatriz
Público-alvo desta segunda etapa são pessoas de 4 a 59 anos que já tenham tomado a primeira dose
Publicado em: 22/01/2025 por Alayres Rámon
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (SEMUS), Vigilância em Saúde e Divisão de Imunização, convoca a população para comparecer aos postos de saúde para receber a segunda dose da vacina contra a dengue, que está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. O prazo para a aplicação vai até o dia 20 de fevereiro.
Em média, cada UBS recebeu cerca de 759 doses para atender à demanda. Os postos de saúde ficam abertos das 8h às 17h. Esta etapa é destinada, exclusivamente, à aplicação da segunda dose. O público-alvo para a segunda dose são pessoas de 4 a 59 anos de idade que tenham tomado a primeira dose da vacina.
Sobre o reinício do ciclo de imunização, com a primeira dose, ainda não há previsão. O município aguarda a chegada das vacinas, que são encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Assim que a nova remessa chegar, a população será informada. Quanto às vacinas contra a COVID-19 e Influenza, as doses estão disponíveis nas Unidades de Grande Demanda, como Milton Lopes, Nova Imperatriz e Cafeteira.
Em 2024, os números de casos de gripe e dengue na cidade foram elevados, totalizando 3.321 casos registrados. Como medida de prevenção, o município inicia esta ação, incentivando a população a comparecer aos postos para tomar a vacina.
Segundo a diretora da Divisão de Saúde, Paolla Letícia, os agentes de endemias estão realizando visitas domiciliares em pontos estratégicos. “As ações de educação em saúde estão iniciando nas escolas, junto com o ano letivo. E para palestras nas empresas particulares, estamos elaborando um planejamento”, afirma a diretora.
Para receber o imunizante, se for menor de 18 anos, deve estar acompanhado por um responsável e apresentar CPF ou certidão de nascimento, Cartão Nacional do SUS e carteira de vacinação. Embora exista a vacina contra a dengue, o controle do vetor Aedes aegypti continua sendo a melhor forma de prevenção contra a doença e outras viroses, como chikungunya e zika vírus.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2024, o Brasil registrou mais de 5 milhões de casos de dengue e mais de 3 mil óbitos. Nesse contexto, além das ações realizadas pelos agentes de saúde, a população deve fazer sua parte. Por isso, saiba como prevenir.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO:
-Evite o acúmulo de água limpa em casa;
-Utilize telas nas janelas;
-Use repelentes;
-Vede reservatórios e caixas d'água;
-Desobstrua calhas, piscinas, ralos e lajes;
-Remova recipientes do domicílio que possam se transformar em criadouros do mosquito;
-Permita a entrada dos agentes de endemias para a aplicação de larvicidas e inseticidas no combate ao mosquito.
Os agentes de combate a endemias segue o trabalho nos bairros de Imperatriz, visitando os domicílios, identificando possíveis criadouros do mosquito e incentivando a população a buscar medidas de prevenção.