Coleta Seletiva

Coleta Seletiva chega à zona rural de Imperatriz

Moradores recebem orientações sobre coleta domiciliar e destinação correta de embalagens de agrotóxicos

Publicado em: 16/04/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Coleta Seletiva chega à zona rural de Imperatriz

Povoado Riacho do Meio uma das primeiras comunidades beneficiadas com o projeto (Foto: Assessoria)

Como parte do processo de expansão da coleta seletiva, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, deu início a implantação de Pontos de Entrega Voluntária, PEVs, de materiais recicláveis na zona rural do município. Uma das primeiras comunidades contempladas é o povoado Riacho do Meio, às margens da Rodovia BR-010, sentido Açailândia, formada por cerca de 46 famílias, onde os materiais recicláveis serão coletados a partir do dia 03 de maio pela Sellix Ambiental e Construções LTDA.

“Um dos principais objetivos dessa expansão é atender as necessidades que as comunidades rurais têm de dar uma destinação correta para seus resíduos. Além disso, as famílias também estão sendo orientadas sobre a destinação adequada das embalagens vazias de agrotóxicos”, informou Rosa Arruda, secretária do Meio Ambiente.

A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, PNRS, em seu artigo 47, proíbe expressamente a queima e o lançamento de resíduos sólidos em cursos d’água ou a céu aberto, porque representa um grande perigo à saúde da população no sentido de liberar substâncias químicas que podem causar doenças, além da poluição ambiental. “Caso o lixo não seja descartado corretamente pode acarretar problemas a saúde humana, animais e ao meio ambiente. Dependendo do nível de umidade, ela pode liberar produto químico para o solo, podendo atingir os mananciais hídricos e contaminar o lençol freático e por erosão superficial chegar aos rios, lagos e lagoas”, alerta secretária da Semmarh.

De acordo com o coordenador da Coleta Seletiva, Jairo Sant´Anna, um dos primeiros passos para implantação do projeto é o trabalho de conscientização do homem do campo. “Antes de implantarmos a coleta seletiva realizamos reuniões para sensibilizarmos a comunidade da importância do programa na manutenção da limpeza, redução de doenças causadas pelo lixo, preservação dos recursos naturais e social”, disse.

A engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais do Meio Ambiente, também reforçou sobre a importância das ações de conscientização da comunidade. “A destinação correta de resíduos é uma alternativa para mudança de atitude. Essa mudança começa através do trabalho educativo de toda família para em seguida implantamos a coleta seletiva. Assim estamos trabalhando, conscientizando adultos e crianças da zona urbana e estendendo agora a zona rural de Imperatriz”, reforçou.

O projeto foi implantado em parceria com Associação de Moradores do povoado Riacho do Meio e Associação Frei Tadeu - Abarrasto, da Itália, representada pela italiana Luidia Gottoli, há 20 anos atuando com serviços comunitários no Maranhão. “A principal finalidade da entidade é contribuir na melhoria da qualidade de vida de homens e mulheres da zona rural. Em Imperatriz encontramos um grande parceiro focado nesse mesmo objetivo, o poder público municipal”, pontou Luidia Gottoli.

A presidente da Associação de Moradores, Claudiane Fernandes, também ressalta o trabalho educativo da Semmarh realizado no povoado sobre a importância da destinação correta de resíduos. “Agradecemos a Secretaria do Meio Ambiente por essa parceria que será de grande relevância para nossa comunidade. Somos gratos pelas orientações sobre o descarte correto de materiais recicláveis e embalagens de agrotóxicos. Através dessas informações sabemos os danos que podemos evitar a saúde dos moradores e degradação da natureza”, concluiu.

Além da parceria na implantação da coleta seletiva, Prefeitura de Imperatriz e Associação Frei Tadeu já são parceiras na área da saúde, construção de Postos de Saúde e Centros Comunitários Frei Tadeu, no Riacho do Meio, povoado 1700 e Água Boa.

Coleta Seletiva