Desenvolvimento Econômico

Publicado em: 20/06/2022 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Feira LGBTQIA+ movimenta empreendedorismo e promove inclusão social

Oportunidade para comercialização de produtos gerando renda e promovendo direitos constitucionais e sociais (Foto: Daniel Sena)

Com objetivo de inclusão social e dar visibilidade ao empreendedorismo promovendo ações de conscientização no Mês do Orgulho LGBTQIA+, a Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA) em parceria com a Prefeitura de Imperatriz e demais órgãos realizou no último sábado (18), a I Feira de Empreendedorismo LGBTQIA+ de Imperatriz.

Participaram da feira as secretarias de Governo e Projetos Estratégicos (Segov), a Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Fundação Cultural (FCI). Dos produtos e serviços comercializados, a população contou com artesanato, bebidas, alimentação, arquitetura, itens de moda, acessórios e produtos para pet, dentre outros.

Primeira edição superou expectativas. (Foto: Daniel Sena)

Secretário da Segov, Eduardo Soares, ressalta o papel do executivo municipal para desenvolver políticas públicas para todos os grupos sociais. “A Feira LGBTQIA+ é uma ação de inclusão social com aspectos sócios econômicos, que oportunizou a comercialização de produtos gerando renda, promovendo direitos constitucionais e sociais para a população LGBTQIA+. É nosso dever constitucional desenvolver políticas públicas para todos os grupos sociais”, enfatiza o secretário.

Expositores que participaram da feira ponderaram positivamente a ação. “Agradecemos a oportunidade de participar desse evento maravilhoso em que vendemos tão bem! Acredito ser o primeiro de muitos que ainda virão”, relatam os representantes da Lamour Conforty.

Concha Acústica da Beira-Rio foi o local escolhido para o evento. (Foto: Daniel Sena)

Houve expositores que superaram suas expectativas em vendas, como discorre Artur Nogueira do Ateliê Axé das Guias. “Foi tudo lindo! Fiz muitas vendas, mais até do que esperava. Tive clientes diferentes do público que eu imaginava ao qual meus produtos são destinados. Amei as apresentações artísticas. Parabéns a todos os envolvidos! ”.

Com a realização da primeira versão da Feira LGBTQIA+ foi possível quantificar o cenário de profissionais dessa população, como justifica o professor e representante do coletivo LGBTQIA+ na cidade, Jean Pierr de Sousa Viana Figueiredo.

Empreendedores comemoraram vendas durante a feira LGBTQIA+. (Foto: Daniel Sena)

“Com a realização da I Feira de Empreendedorismo LGBTQIA+ foi possível perceber quantos profissionais dessa população podem fomentar a economia local, já que atualmente os pequenos negócios assumiram um lugar importante no cenário nacional se considerarmos a crise na qual estamos inseridos. Esse tipo de evento proporciona difusão de informação, conhecimento e aprendizado sobre a população LGBTQIA+ e também sobre a cidade, que nesse período é visitada por turistas de todo país”.

Sobre a avaliação de expositores e do público, Jean Pierr explicou que “Foi feito um levantamento das vendas com todos os expositores e o nível de satisfação dos profissionais foi muito positiva e do mesmo modo foi a receptividade do público presente que teve a oportunidade de comprar produtos customizados e fabricados na cidade de Imperatriz”, conclui.

Vários produtos foram colocados à venda. (Foto: Daniel Sena)

A representante da Defensoria Pública do Maranhão, Carolina Cristine, avaliou a feira e seu impacto econômico para a população LGBTQIA+ e para a cidade. “O evento foi muito mais que um espaço de celebração, foi especialmente um evento que, com certeza, trouxe um resultado financeiro muito bom para todos os expositores, mas, além do sucesso absoluto da Feira, que ficou cheia do início ao fim, com vários expositores até mesmo esgotando seus produtos e tendo que encerrar sua participação antes. Esperamos que o impacto socioeconômico vá além do evento, tornando as marcas mais conhecidas em Imperatriz, elevando ainda mais o seu faturamento, e servindo também de incentivo para que toda população LGBTQIA+ da cidade que deseja empreender possa tirar esse plano do papel ”.

Desenvolvimento Econômico