AMPLIAÇÃO

Construção de salas garante conforto aos alunos e economia em aluguel

Investimentos nas escolas beneficiarão mais de 1.600 estudantes da rede municipal

Publicado em: 03/05/2018 por Sara Ribeiro

Construção de salas garante conforto aos alunos e economia em aluguel

Investimentos nas escolas beneficiarão mais de 1.600 alunos da rede municipal (Foto: Edmara Silva)

Um dos grandes desafios assumidos pela Prefeitura foi o de melhorar a qualidade do ensino, a começar pela estrutura das escolas. Investimento em prédios próprios e em estruturas já existentes está sendo aplicado pela Secretaria Municipal de Educação, Semed. Atualmente, a Escola Madalena de Canossa, no Parque Sanharol, recebe, de recurso próprio, investimento de  R$ 517,031,27, para ampliação do espaço físico.

Considerada uma das maiores e melhores escolas da rede pública de ensino, com 989 alunos, do 1° ao 9º ano, a unidade terá cinco novas salas de aula, com capacidade para ofertar, aproximadamente, 450 novas vagas, para o ensino regular, Educação para Jovens e Adultos, EJA, e remanejamento de alunos que frequentam prédios alugados.

Resolvendo um problema histórico do local, além das novas salas será concretada toda a extensão da calçada, com área de 901,16m², transformados em estacionamento, o que facilitará também o trânsito na Avenida Tapajós. Com 25 ambientes, um total de 4.052m², a escola recebe também pintura, manutenção no telhado, elétrica, hidráulica e sanitária com troca de louças e metais.

“É uma grande reforma que resolverá várias necessidades, não só da gestão, em relação a qualidade estrutural, no ensino e bem estar dos alunos, mas de problemas que se arrastam há anos, como a calçada e vagas para alunos, tendo em vista que trata-se de uma escola de referência” – destacou o secretário de Educação, Josenildo Ferreira.

Considerado um verdadeiro complexo esportivo, Madalena de Canossa possui duas quadras esportivas, sendo uma delas coberta, que também serão reformadas. Somado a isso, haverá, ainda, a construção de uma quadra de areia para prática das modalidades vôlei e futebol.

Gestor da escola, Magno Ribeiro Silva, revela que “a última vez que a instituição passou por uma reforma foi no ano de 2009, com a colaboração do 50 Bis, na pintura predial e das portas. Com esses serviços completos de agora, os principais beneficiados serão as crianças que terão um ambiente mais agradável para estudarem”.

Dentre tantas escolas que estão recebendo melhorias, outra que merece destaque é a Escola Amizade, no Bom Jesus. Funcionando de forma precária em salas alugadas na igreja e em uma residência como extensão do espaço físico, esses locais  serão substituídos por três novas salas, que estão sendo construídas na unidade. De 10, passarão a 13 ambientes, acolhendo 210 alunos. Além da ampliação, toda a escola passa por reforma elétrica, hidráulica e sanitária.

“Com esses investimentos estamos valorizando aquilo que é nosso, do cidadão, economizando, com a substituição de escolas que funcionam em prédios alugados nas proximidades dessas escolas, na  folha de pagamento e despesas de energia, água, internet e manutenção” – frisou o prefeito Assis Ramos.