ROTINA

Cozinhas e despensas de escolas municipais passam por inspeção

Visita técnica orienta sobre boas práticas de manipulação dos alimentos

Publicado em: 11/06/2018 por Sara Ribeiro

Cozinhas e despensas de escolas municipais passam por inspeção

Visita tem objetivo de acompanhar a forma de armazenamento e produção da merenda escolar oferecida (Foto: Edmara Silva)

A equipe de nutrição da Secretaria Municipal de Educação, Semed, realizou nesta segunda-feira, 11, visita técnica na Escola Municipal Jair Rosignoli, Bairro Santa Inês. Com público de 291 crianças, pela manhã, tarde e três turmas de período integral, intuito é acompanhar a forma de armazenamento e produção da merenda oferecida.

As nutricionistas verificaram toda parte de organização, limpeza, higienização da cozinha e despensa, preparo e validade dos alimentos, cumprimento do cardápio utilizado no município e orientação de boas práticas de manipulação para as merendeiras.

“Nossa presença visa melhorar o trabalho e verificar se estão seguindo na normalidade aquilo que é passado pelas profissionais. Hoje a gente faz essa visita de campo em todas as cozinhas das escolas municipais, até para detectar e acompanhar o recebimento e utilização da merenda” - informou a nutricionista Sâmia Gardênia Teixeira.

Ação, observa também sobre o controle de pragas, prazo da última dedetização, alvará de funcionamento, caderno de controle de estoque, utilização das balanças para pesagem dos alimentos, higienização das caixas d’água e lavagem das bancadas antes da produção das refeições. “Além das documentações, acompanhamos as entregas de mercadorias dos fornecedores e do feedback que sempre temos com a gestora para informá-las dos resultados” – destacou a nutricionista Illys Almeida.

Merendeira da escola, Eva Pereira da Silva Alves, aprova as visitas. “Além do cardápio, nós também utilizamos a criatividade no preparo das refeições. E com a presença delas, sempre aprendemos alguma coisa nova, pois com as orientações vemos onde estamos errando e buscamos melhorar” – declarou.

O departamento de Nutrição da Semed é dividido em equipes com tarefas específicas para cada membro. Uma se dedica a fazer as avaliações nutricionais, outra para inspeção das cozinhas e refeitórios, e também a fazer a aceitabilidade dos alimentos e cardápio da merenda escolar.