LEITURA
Escola Moranguinho lança livro com noite de autógrafos
Ação faz parte do Projeto “Meu livro, minhas histórias em prosas e versos”
Publicado em: 18/12/2019 por Sara Ribeiro
Em noite de gala, a Escola Municipal Moranguinho promoveu na terça-feira, 17, lançamento de obra literária, que reúne coletânea de textos dos alunos, em noite de autógrafos. Evento realizado em parceria com os pais ou responsáveis foi a culminância da 2ª edição do projeto “Meu livro, minhas histórias em prosas e versos”.
Livro reúne obras dos alunos de três turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, que durante o ano letivo trabalharam a produção de texto literário, compondo poesias, poemas, com temas que abordam sobre respeito, conhecimento, valorização, natureza, universo, mulher e outros assuntos que versam o romance e o cotidiano.
"É um momento importante para a vida dos alunos que participaram do projeto de leitura. É uma forma de estarem concluindo o ensino fundamental I, com todo o suporte da competência da leitura e da escrita para adentrarem à nova caminhada para o ensino fundamental II. A parceria dos pais foi importantíssima para essa noite, além do empenho das professoras, coordenação pedagógica e da Semed no desenvolvimento e apoio ao projeto”, agradeceu a gestora da instituição, Solange Ferreira.
Com recital de poemas que compõem o livro, os pequenos escritores da Rede Municipal declamaram suas produções e fizeram apresentação cultural. “Todas as terças-feiras fazíamos oficinas para trabalhar inúmeros gêneros textuais, com acompanhamento individualizado, para o desenvolvimento e prática dos textos, que ganharam proporção encantadora”, informou a professora de uma das turmas Derlany de Oliveira Lima.
A noite especial de fomento à leitura deixou pais e convidados emocionados. Mãe de um dos autores do livro, Mércia Costa Noleto, destaca a importância do projeto. “Eu como professora só tenho a elogiar a escola por esse momento, que permite ampliar o sonho dessas crianças de alcançar aquilo que desejam. Também quero ressaltar a parceria da escola com a família e de dar credibilidade a escola pública”, elogiou.
Ao final, cada aluno com suas famílias recebeu exemplar do livro para momento de autógrafos. Ana Beatriz dos Santos Barbosa, uma das autoras, afirma que é um sentimento de alegria participar do projeto. "Saber que publiquei um texto que todas as pessoas poderão ler um dia é muito legal”, revelou.