Educação

OPORTUNIDADE

Iniciam inscrições para cursos gratuitos de Libras e Braille

Vagas são destinadas para servidores municipais e comunidade

Publicado em: 04/02/2020 por Ariel Rocha

Secretaria de Educação

Iniciam inscrições para cursos gratuitos de Libras e Braille

As turmas serão distribuídas entre os turnos matutino, vespertino e noturno. (Foto: IMADRONEBR)

Iniciam nesta quarta-feira, 05, as inscrições para turmas dos cursos de Língua Brasileira de Sinais, Libras, e Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille. Ação é realizada pelo Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade, SIADI, da Secretaria Municipal de Educação, Semed. O período de inscrição segue até 07 de fevereiro, na sede do Siadi, na rua Dom Cesário, bairro Maranhão Novo, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os interessados devem apresentar as cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, certificado de conclusão do Ensino Médio e comprovante de vínculo com município no caso de servidores.

Serão 100 vagas para Libras nível básico, 75 para o intermediário e 25 para o avançado. Já para o curso de Braille são oferecidas 50 vagas.  As turmas serão distribuídas entre os turnos matutino, vespertino e noturno. As aulas ocorrem com um a dois encontros semanais, dependendo do nível do curso, podendo ter entre duas a quatro horas de duração. Ao todo, a carga horário é de 120 horas certificadas pelo SIADI, para a formação profissional de servidores municipais e comunidade. 20% das vagas em cada turma são destinadas a população.

De acordo com a coordenadora do SIADI, Leila Lopes, os cursos oferecidos possuem um caráter inclusivo. "Nossa motivação maior é preparar o maior número de pessoas, para que assim possam efetivamente interagir com as pessoas com deficiência. Seja no ambiente escolar ou nos demais espaços, é para de fato incluir esses sujeitos, seja onde estiverem participando de alguma forma", declarou.

Essa é uma ótima oportunidade para aqueles que desejam iniciar o aprendizado de uma das línguas oficiais do Brasil, a Libras, assim como ter conhecimento a respeito das técnicas do Sistema Braille. Os cursos são gratuitos, basta o interessado ter disponibilidade para o horário que serão realizada as aulas. O Setor de Inclusão e Atenção a Diversidade abre periodicamente turmas para esses dois cursos, com foco principal nos servidores do município.  

Educação