CAPACITAÇÃO
Equipes pedagógicas participam de formação
Encontro traz orientações sobre história e cultura afro-brasileira, africana e indígena
Publicado em: 12/02/2020 por Sara Ribeiro
Durante dois dias os gestores, coordenadores pedagógicos, supervisores, orientadores e pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de formação continuada, sobre o ensino da “História e Cultura Afro-brasileira". Iniciado nesta quarta-feira, 12, evento ocorre no polo da Universidade Aberta do Brasil, UAB. Objetivo é debater sobre a Lei 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade da inclusão no currículo da rede a história da África.
Com a participação da professora Inês de Jesus Silva, servidora da Semed, foi levantada uma retrospectiva da "História e cultura afro-brasileira, africana e indígena". Outro palestrante convidado foi o professor Salvador Tavares de Moura, mestre em História, que abordou a "Religiosidade no contexto africano".
Realizada pelos departamentos de Acompanhamento Escolar e Saúde e Prevenção nas Escolas, SPE, da Secretaria Municipal de Educação, Semed, a formação no segundo dia contemplará somente os gestores escolares. “Além de reforçar as informações sobre esse tema, também trata-se de uma ação prevista nas mobilizações do Selo Unicef”, informou Eurilene Alves Lima, coordenadora do Acompanhando Escolar.
Além disso, haverá orientações para a auto-avaliação dos indicadores das relações étnico-raciais nas escolas. Os coordenadores e gestores serão orientados para aplicação da auto-avaliação dos indicadores da qualidade na educação - relações raciais na escola, com alunos de todo o Ensino Fundamental. “Na oportunidade, também falaremos sobre a ficha de comunicação do aluno infrequente, a ficai, que funciona no combate à evasão escolar”, finalizou.