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COMUNICAÇÃO

‘Ouvidoria faz um governo democrático, transparente e participativo’, diz ouvidor do Município

É por meio do trabalho de escuta especializada que a qualidade dos serviços são aperfeiçoados

Publicado em: 16/03/2022 por Ariel Rocha

‘Ouvidoria faz um governo democrático, transparente e participativo’, diz ouvidor do Município

Ouvidoria ajuda diretamente no relacionamento entre as esferas, sendo o cidadão e o exercício de sua cidadania os pontos centrais da atuação do órgão (Foto: Maira Soares)

Neste Dia Nacional do Ouvidor, 16 de março, homenageiam-se os profissionais responsáveis por promoverem a comunicação entre a sociedade e as instituições. Para o ouvidor-geral do Município, Carlos Lima, sua principal missão exercendo esse cargo na Prefeitura é de estabelecer o diálogo entre os usuários dos serviços públicos prestados e a administração municipal. "Dentro do órgão, procuro dar seguimento às manifestações recebidas, solicitando as providências requeridas para a solução", explica. 

Para Carlos Lima, a Ouvidoria tem uma relevância incontestável, pois é um dispositivo onde o cidadão ganha voz ativa. Essa representação é feita através da pessoa do ouvidor, que, por sua vez, recebe as sugestões, insatisfações ou críticas, ficando responsável por encaminhar para os setores responsáveis. "Isso proporciona um governo mais democrático, transparente e participativo. Ela ajuda na identificação dos pontos que precisam ser aprimorados, contribuindo para a melhoria dos procedimentos administrativos", diz. 

É por meio do trabalho de escuta especializada da ouvidoria que a qualidade dos serviços prestados são aperfeiçoados. De fato, ajuda diretamente no relacionamento entre as esferas, sendo o cidadão e o exercício de sua cidadania os pontos centrais da atuação do órgão. "Quando o indivíduo fornece suas indagações, insatisfações e qualquer tipo de questão relacionada à Prefeitura e tudo aquilo que compete ao Município, ele está provocando uma mudança. É por meio do cidadão que saberemos os erros e acertos, por isso a população precisa fazer sua parte e utilizar os canais de comunicação da Ouvidoria para se manifestarem", completa. 

O órgão é composto por três setores: atendimento, fiscalização e administrativo. Os canais de contato disponibilizados aos cidadãos para o envio de sugestões, reclamações, denúncias, solicitações e elogios são o WhatsApp, para mensagens e ligações no número (99) 99100-7184, e, também, plataforma 1Doc, no imperatriz.ma.gov.br/ouvidoria.

A ouvidoria do SUS da Secretaria da Saúde funciona através do portal, e a da Guarda Municipal atende pelo contato (99) 99198-2107. Os Hospitais Municipais adulto e infantil de Imperatriz (Socorrão e Socorrinho) contam com ouvidoria exclusiva, através do número (99) 98255-2345, para envio de mensagens no WhatsApp e ligações telefônicas. Os munícipes podem entrar em contato das 8h às 18h.

Já o atendimento presencial na sede da Ouvidoria no prédio da Prefeitura é das 08 às 14h, de segunda a sexta-feira. Endereço é Rua Rui Barbosa, 201, Centro.

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