Ouvidoria Municipal promove monitoramento in loco

Além de receber as demandas enviadas, o órgão acompanha manifestação e busca auxiliar na resolução dos processos

Publicado em: 19/05/2022 por Ariel Rocha

Ouvidoria Municipal promove monitoramento in loco

No mês de abril, a Ouvidoria recebeu 721 demandas, nas quais em torno de 80% foram finalizadas pelo órgão e o restante se encontra em processo de resolução. (Foto: Arquivo)

São diversas as formas de atuação da Ouvidoria Geral do Município, que além de receber e registrar as demandas enviadas pelos cidadãos, também promove visitas in loco. Só no mês de abril foram realizadas pela equipe do órgão 20 visitas do tipo. Elas ocorreram nas unidades básicas de saúde dos bairros Bacuri, Santa Rita, Cafeteira, Três Poderes e Nova Imperatriz, e também no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI).

Ouvidor-geral, Carlos Lima, explica que essas visitas tem o objetivo de averiguar as situações enviadas pelos munícipes, a fim de auxiliar na busca da resolução das demandas enviadas. “As visitas in loco são um importante dispositivo no trabalho de sermos uma porta de entrada entre o cidadão e a Prefeitura. Não apenas recebemos as reclamações, mas também buscamos a resolução e acompanhamos o andamento dos casos”, explica.

No mês de abril, a Ouvidoria recebeu 721 demandas, das quais, em torno de 80% foram finalizadas pelo órgão. O restante se encontra em andamento, rumo a resolutividade da questão. Importante lembrar que no fluxo de atendimento, a Ouvidoria recebe sugestões, reclamações, denúncias, solicitações e elogios a assuntos pertinentes ao Município. Assim que analisada a questão, a demanda é enviada para os setores responsáveis da Prefeitura e o órgão acompanha o status.

Segundo o ouvidor, as instâncias responsáveis possuem até 30 dias para responder ao cidadão. “Atuamos em várias frentes de serviço. Não somos apenas um meio que registra as manifestações, seja qual teor for. Pedimos a resolutividade das demandas, além de acompanharmos os trâmites administrativos da transparência das secretarias e órgãos municipais”, completa.

Para enviar demandas à Ouvidoria Geral do Município, acesse o site http://imperatriz.ma.gov.br/ouvidoria. A plataforma funciona 24h para receber os envios da população. O setor também opera pelo número (99) 99100-7184, que recebe ligações e mensagens, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Contatos importantes

Ouvidoria da Guarda Municipal - (99) 99198-2107

Ouvidoria Hospitais Municipais adulto e infantil de Imperatriz - (99) 98255-2345