Pelo fim da violência contra as mulheres

ESPECIAL 2023

Secretaria da Mulher realizou mais de 70 ações em 2023

Capacitações, palestras, campanhas, panfletagens, entre outras demandas, foram executadas pelo órgão

Publicado em: 21/12/2023 por Islene Lima

Secretaria de Políticas para Mulher

Secretaria da Mulher realizou mais de 70 ações em 2023

As mulheres e crianças acompanhadas pelos serviços do município recebem apoio pedagógico, acompanhamento do setor de saúde, dentre outras atividades. (Foto: Maira Soares)

O ano de 2023 foi de bastante movimentação na Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher (SMPM), que buscou incansavelmente medidas importantes para a proteção e cuidado da mulher. Ações como capacitações, palestras em escolas, universidades, empresas, panfletagens em pontos importantes da cidade, execução de campanhas nacionais e internacionais, entre outras demandas, foram aplicadas no decorrer de todo o ano.

Só para se ter uma ideia, de janeiro até dezembro, foram realizadas mais de 70 ações, alcançando mais de 2 mil pessoas que participaram desses eventos, que foram realizados através da Prefeitura, Secretaria da Mulher e órgãos parceiros, que apoiam a causa.

Logo em janeiro, a equipe da SMPM passou por uma capacitação que tratava sobre “Os aspectos da Lei Maria da Penha”. Ainda, no mesmo mês, ocorreu a campanha “Janeiro Branco” que tratou sobre a saúde mental da mulher, onde diversas mulheres puderam conhecer mais sobre elas mesmas, de forma mais ampla e sem julgamentos.

Secretária da Mulher, Terezinha Soares, relembrou mais ações desenvolvidas pela SMPM no decorrer do ano, reforçando que toda a sociedade deve combater os mais variados tipos de violência contra a mulher. “O nosso trabalho é de prevenção, de conscientização, empatia, do ouvir. Diante disso, nossos encontros foram voltados para levar informações, com palestras de suma importância para a comunidade geral. A exemplo, exploramos o empoderamento feminino, atuação da mulher na sociedade, o papel do SUS no combate à violência contra as mulheres, o reflexo da violência na sociedade, a atuação do CRAM com as famílias assistidas, os impactos das substâncias psicoativas na dinâmica da violência doméstica, a importância da informação, dentre outras temáticas importantes”, pontua.

Já no mês considerado “Agosto Lilás”, para conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e no "Setembro Amarelo" os encontros foram intensificados. Assuntos como: “Por que tratar de suicídio é falar de saúde mental”, “Se precisar, peça ajuda!”, “Acolher para prevenir”, foram algumas das abordagens feitas durante a campanha. Terezinha Soares também reforça que mesmo com políticas para as mulheres, com ações efetivas e leis mais severas, o Brasil ainda é o quinto país do mundo mais violento para o gênero. Além disso, ela destaca que só em 2023 o Maranhão já registrou 47 casos de feminicídio.

Os 21 dias de ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher, também foi realizado em Imperatriz, na ocasião a equipe da SMPM, realizou panfletagem no calçadão, onde diversas mulheres, homens, crianças e adolescentes entenderam um pouco mais sobre os diversos tipos de violência contra a mulher, além de reforçarem os canais de denúncia.

Vale destacar, que a Secretaria da Mulher não trabalha sozinha nessa luta, mas em parceria com a rede de apoio e participação ativa do Centro de Referência de Assistência à Mulher (CRAM), e Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto, fundamentais na causa.

Para 2024, o órgão planeja diversas ações, levando mais informação e seriedade ao assunto, pois vidas podem ser salvas por um simples apoio. Lembrando que qualquer pessoa pode denunciar, independente de conhecer ou não a vítima.

Pelo fim da violência contra as mulheres