EDUCAÇÃO
Ciclo formativo fortalece a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Imperatriz
130 servidores participam do 4º ciclo de formações continuadas do município
Publicado em: 30/06/2025 por NAYANE CRISTINA RODRIGUES DE BRITO
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da SEMED, realizou o 4º Ciclo de Formações Continuadas da EJA, com ênfase na qualificação profissional e na troca de saberes entre os servidores da modalidade. (Foto: Assessoria)
Para avançar no ensino e no desenvolvimento integral dos estudantes, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou durante o primeiro semestre de 2025 o 4º Ciclo de Formações Continuadas, voltado aos servidores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O encerramento do ciclo, integrado ao Pacto pela Superação do Analfabetismo e à Qualificação da EJA, promovido pelo Governo Federal, ocorreu na última quinta-feira, 26 de junho, com a participação de 130 servidores, entre professores, coordenadores pedagógicos e gestores.
Ao longo do semestre foram realizados três encontros presenciais e seis virtuais. As ações fazem parte do programa do Governo Federal em parceria com o município e integram o chamado “4º Ciclo de Cultura”. As formações tiveram como objetivo principal o aperfeiçoamento e o fortalecimento das práticas pedagógicas, com foco na melhoria do ensino das turmas de alfabetização da EJA, além de promover a qualificação dos profissionais que atuam na modalidade.
Para a secretária municipal de Educação, Genilza Sipião, o 4º Ciclo Formativo representou uma oportunidade de aprofundamento pedagógico, com foco na cultura e nas necessidades específicas das turmas da Educação de Jovens e Adultos. “Este momento tem grande relevância para todos os professores que atuam na EJA. Os principais beneficiados são os próprios estudantes, que recebem um ensino mais qualificado como resultado desses encontros formativos. Os docentes saem dessas formações com uma base teórica mais consistente e alinhada às diretrizes da Educação Nacional, especialmente no contexto do Pacto firmado com o governo federal. Esse pacto norteia nossas ações e traz pressupostos pedagógicos fundamentais, que orientam nosso trabalho. Com este ciclo, encerramos o calendário de formações do primeiro semestre letivo de 2025 com um saldo extremamente positivo”, destacou.
A coordenadora da EJA na rede municipal de ensino, Josélia Mota, explica que esta é a primeira vez que a rede realiza um programa de formação em parceria com o Governo Federal com essa estrutura. Ela reforça que os servidores agora estão mais preparados para atender às demandas da modalidade. “Apresentamos aqui uma amostragem de todo o trabalho desenvolvido ao longo deste período de discussões e orientações. Hoje, percebemos o entusiasmo de professores, coordenadores pedagógicos e gestores para atuar com esse público estudantil diverso, formado por jovens, adultos e idosos. Essas formações contribuíram significativamente para o aprimoramento das práticas de ensino”, ressalta.
As formações do 4º Ciclo foram desenvolvidas a partir de uma metodologia reflexiva, baseada na escuta, no acolhimento e na valorização das experiências dos educadores e estudantes da EJA. Durante os encontros foram utilizadas práticas como a escrita de cartas, rodas de diálogo e leituras compartilhadas, com o objetivo de ampliar a compreensão sobre as realidades vividas pelos alunos e os desafios enfrentados pelos profissionais da modalidade.
O formador Deglisson Xavier Nascimento destaca que os profissionais da EJA foram convidados a refletir sobre os desafios dessa etapa de ensino. “Refletimos sobre a vivência como profissionais da Educação de Jovens e Adultos e sobre o trabalho e a vida desses alunos. Discutimos a realidade desses educadores e como eles lidam com as trajetórias e necessidades de seus estudantes. Essas formações foram pensadas para esse lado reflexivo, humano, de escuta e de acolhimento dos nossos discentes”, afirma.
A professora Darcyleide Gomes Araújo, da Escola Municipal Santa Laura, afirma que as formações possibilitaram aos profissionais uma maior compreensão dos anseios dos alunos. “Foram encontros que nos ajudaram a melhorar o planejamento, desenvolver metodologias que atraiam a atenção dos alunos e, principalmente, conhecer mais de perto o mundo em que vivem. Isso nos permite compreender melhor suas dificuldades e propor caminhos que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento de cada um”, ressalta.
A formação continuada segue no segundo semestre com a mesma proposta: qualificar os profissionais, fomentar o diálogo e fortalecer as práticas pedagógicas voltadas para o ensino de jovens e adultos no município.