ATENDIMENTOS

Programa Municipal de IST/AIDS atende mais de 4 mil pacientes de Imperatriz e região

Nos primeiros quatro meses do ano, foram 68 testes positivos para HIV e 87 para Sífilis

Publicado em: 27/06/2022 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

O secretário de Saúde, Alcemir Costa, acompanhando o atendimento nesta segunda-feira. (Foto: Luana Barros)

O Programa Municipal IST/ AIDS é referência em Imperatriz e região pela prestação de serviços. Gerido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), o programa funciona no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera e, atualmente, 4.650 pacientes estão em tratamento.

Sobre os atendimentos, no primeiro quadrimestre de 2022, foram realizadas 876 consultas médicas, 275 em enfermagem, 1078 com assistente social e 3433 na farmácia. Os números revelam a importância de se combater e prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que ainda tem uma grande taxa em Imperatriz e região.

Entre os meses de janeiro, fevereiro, março e abril deste ano, foram 68 testes positivos para HIV, de 515 testes rápidos realizados. Para Sífilis, foram 87 positivos em um total de 499 exames. Já para hepatite C, apenas um positivo em um universo de 461 testes. Além disso, nesses quatro meses foram 36 usuários cadastrados para Profilaxia Pré-Exposião (PrEP).

“O programa é composto por uma equipe multiprofissional com médicos, enfermagem, psicólogos, assistente social, farmacêuticos e bioquímicos, que realizam testes rápidos, exames sobre a carga viral e sistema imunológico dos pacientes, de forma constante. Além disso, promovem palestras sobre temas relacionados às IST’s e Educação Sexual, com adolescentes e jovens, falando também sobre a epidemiologia dos casos em Imperatriz e região, as doenças, os tratamentos e principalmente as formas de prevenção”, informou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Marcella Régia, coordenadora do programa, explica que as ações têm como principal objetivo prevenir, orientar e acompanhar pacientes. “Trabalhamos com ações semanais quando realizamos palestras e testagem. Temos atendimento de segunda a sexta-feira, realizando testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Disponibilizamos as medições e temos todo acompanhamento dos pacientes com a equipe”.

Em caso de exposição às infecções ou necessidade de realizar testes rápidos, dirija-se ao programa IST/AIDS, que funciona no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, na Rua Rafael de Almeida, s/n, de segunda a sexta-feira.

Com colaboração de Paula de Társsia