Trânsito e Transportes

SEMANA DO MOTOCICLISTA

Agentes de trânsito e PRF realizam blitz educativa na Avenida Bernardo Sayão

Mobilização conscientiza motociclistas para a prática de direção defensiva nas vias de Imperatriz

Publicado em: 28/07/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Agentes de trânsito e PRF realizam blitz educativa na Avenida Bernardo Sayão

Blitz educativa orientou motociclistas na Avenida Bernardo Sayão, no cruzamento com a Rua Maranhão, Nova Imperatriz (Foto: Gil Carvalho)

A programação alusiva ao Dia Internacional do Motociclista, 27 de julho, teve continuidade na manhã desta quarta-feira, 28, com a realização de blitz educativa na Avenida Bernardo Sayão, entre as ruas Piauí e Maranhão, Nova Imperatriz. A mobilização contou com a participação de Agentes de Trânsito e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da 18ª Superintendência Regional do Maranhão.

Na ocasião, agentes de trânsito fizeram abordagens a motociclistas e passageiros e orientam sobre o uso adequado da viseira; do cinto do capacete [dispositivo indispensável para a segurança do condutor], e ainda a utilização correta de calçados em motocicleta.

“É de fundamental importância que todos observem esses itens de segurança para garantir a segurança, evitando sinistros por causa de um descuido da viseira ou da cinta jugular do capacete”, explica a coordenadora de Educação para o Trânsito, Teresinha Miranda, que destacou ainda o reforço da ação com a fixação de adesivos em motos, painéis educativos e panfletos.

Segundo ela, ‘a conscientização dos motociclistas é imprescindível para ajudar na redução de acidentes de trânsito, vítima da maioria das ocorrências de atendimento prestado pelas unidades de pronto atendimento em Imperatriz’. “O melhor é praticar direção defensiva, respeitar a sinalização, o limite de velocidade e usar os equipamentos obrigatórios de segurança no trânsito”, orienta.

O motociclista Francisco Morais, que passava pela Avenida Bernardo Sayão, considerou positiva a blitz educativa que orientou sobre a maneira correta de utilização do cinto do capacete e da viseira. “O cinto jugular estava folgado e, em caso de acidente, podia comprometer minha segurança, mas depois das orientações prestarei mais atenção”, conta.

O secretário de Trânsito, Leandro Braga, assinala que “a recomendação do prefeito Assis Ramos é que se intensifique o trabalho de educação para o trânsito em vários pontos da cidade com foco na redução de sinistros nas vias urbanas de Imperatriz”.

Trânsito e Transportes