RECURSOS

Imperatriz conta com R$ 400 mil reais para investir no Programa Aquisição Alimentos

O valor para o investimento no programa é de R$ 423.250,00 para aquisição de diversos produtos agrícolas, incluindo frutas, leguminosas, hortaliças e raízes

Publicado em: 13/06/2024 por Dema de Oliveira

Secretaria de Agricultura

Mais de 100 trabalhadores serão beneficiados com o PPA na cidade. (Foto: Assessoria)

A Prefeitura Municipal de Imperatriz, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP), anunciou nesta quinta-feira (13), a participação de aprovação de 120 agricultores familiares que se inscreveram e foram contemplados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em 2024.

Os recursos serão remanejados aos contemplados, conforme Portaria 054 de 16 de maio de 2024, publicada no Diário Oficial da União. O valor do recurso remanejado é de R$ 423.250,00, para aquisição de diversos produtos agrícolas, incluindo frutas, leguminosas, hortaliças e raízes.

Cerca de 120 trabalhadores da agricultura familiar foram beneficiados com o PAA 2024. Os benefícios do programa são o fomento à agricultura familiar, incentivo a produção e comercialização dos pequenos agricultores rurais; segurança alimentar, com a garantia de alimentos frescos e de qualidade para instituições sociais e população em situação de vulnerabilidade; inclusão social como geração de renda para os agricultores familiares, e, promoção da sustentabilidade rural.

Através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), os alimentos produzidos pelos agricultores familiares são adquiridos e distribuídos pelas entidades socioassistenciais, escolas, hospitais, e outros, promovendo a inclusão social e econômica dos pequenos produtores rurais. Esse programa tem por objetivo fortalecer a agricultura familiar e garantir a segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade social.

A SEAAP tem a função de fomentar a produção agropecuária, organizar o abastecimento alimentar e promover, estimular e apoiar o desenvolvimento das atividades agropecuárias no município. Além disso, desenvolve ações na área de infraestrutura rural, com estradas rurais, infraestrutura de produção, manejo e uso adequado do solo, a SEAAP cria alternativas de renda por meio de programas que incluem projetos de verticalização da produção e incentivo ao uso de tecnologias ambientalmente viáveis e econômicas.

A pasta também desenvolve atividades no campo de organização rural de pequenos produtores, incentivando estes à participação na definição de políticas públicas para o meio rural, e promovendo campanhas de vacinação contra doenças crônicas nos animais (brucelose, tuberculose etc.).

Reunião de Trabalho

Na última terça-feira (12), a Coordenação do Programa de Aquisição de Alimentos da SEAAP, reuniu com a presidente Ulli Cabette de Castro, do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), órgão fiscalizador e o titular da pasta, Klleyton Nascimento Silva. Durante a reunião foram fornecidos dados sobre a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e discutidos os objetivos da Secretaria de Agricultura do Município de Imperatriz. “Nosso compromisso é acabar com a fome no município, trazendo alimentos de qualidade diretamente para a mesa de quem mais precisa, por meio das entidades de assistência social", diz.