ESPECIAL 2017
Secretaria de Agricultura comemora saldo positivo em 2017
Ações desenvolvidas garantiram melhoria na qualidade de vida para a zona urbana e rural
Publicado em: 27/12/2017 por Sara Batalha
O ano de 2017 foi de grandes avanços para a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção, Seaap. Entre as ações pode se destacar a restauração de poços artesianos, reforma em mercado, desenvolvimento de projeto em Petrolina, além de favorecer entidades e pessoas carentes, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, PAA.
“Empenhamos uma força muito grande no início da gestão, em função dos poços de todo o interior, conseguimos reestruturá-los; concluímos a obra do mercado do Nova Imperatriz, que estava parada; repatriamos o restante dos recursos que faltavam para terminar o Mercado do Peixe, reestruturamos o piso, redes hidráulica e elétrica do Mercadinho” - destacou o secretário Paulo Marcelo.
Ele acrescentou, ainda, que neste ano, a secretaria recuperou recursos do PAA, que estavam perdidos, na ordem de 1 milhão e 300 mil reais/ano, um repasse federal para o município, e que já está em operação adquirindo alimentos da agricultura familiar rural. Além disso, também foi desenvolvido projeto no povoado de Petrolina, com produção de farinha, onde já existe uma grande área com mandioca plantada; foi desenvolvido iniciativa para dar apoio técnico ao Cinturão Verde, conhecido como o Centro de Centro de Difusão Tecnológica, CDT, onde foi restabelecida a estrutura do viveiro da Seaap, na área do aeroporto.
Também foi realizada a reestruturação do matadouro municipal; substituição de caixas d’água na Vila Conceição e Água Boa; na Lagoa Verde, com o dobro na capacidade de captação; restaurado o fornecimento de água na Vila Chico do Rádio e Vila Davi II. A secretaria já distribui quase 3 mil pintinhos e mais de 200 kg de ração na ação “A Gente Faz Cidadania”.
Atualmente, a SEAAP, possui uma “Patrulha Agrícola” atuante, que já aradou mais de 20 alqueires de terra. Foi neste ano também que a secretaria passou a funcionar em prédio próprio, reformado, o que resultou em economia ao Município, que não precisará mais pagar aluguel.