CONSCIENTIZAÇÃO

Ação destaca a importância da proteção e respeito à população idosa

As violências patrimonial e a sexual são as mais recorrentes entre as mulheres idosas

Publicado em: 13/06/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Ação destaca a importância da proteção e respeito à população idosa

Evento reforçou a necessidade de ações contínuas e coordenadas para combater a violência contra a pessoa idosa. (Foto: Kalyne Cunha)

Nesta quinta-feira (13), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou a Programação da VII Semana Municipal de Enfrentamento à Violência contra à Pessoa Idosa, destacando a tipificação da violência contra essa população. O evento, intitulado “I Encontro com Elas: Refletindo o Enfrentamento contra à Violência à Mulher Idosa”, aconteceu no instituto Tatajuba e integra a Campanha Junho Lilás.  A iniciativa tem como foco a sensibilização e conscientização da sociedade sobre a importância de proteger e respeitar a população idosa.

O evento contou com a parceria da Rede de Proteção ao Idoso, Conselho Municipal da Pessoa Idosa e de secretarias municipais como a da Saúde (Semus), Educação (Semed), Mulher (SMPM), Meio Ambiente (SEMMARH) e Fundação Cultural de Imperatriz (FCI). A programação iniciou com uma apresentação de violino por um músico do Conservatório Municipal Dramático e Musical de Imperatriz.

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, destacou a importância da ação, enfatizando que os idosos são essenciais para a sociedade e que a prefeitura tem um papel crucial em proporcionar assistência e proteção a essa população vulnerável, assegurando seus direitos e bem-estar. A ação de hoje abordou os tipos de violência contra a pessoa idosa, pois só se combate aquilo que se conhece," afirmou.

Alessandra Nobre, coordenadora da Casa do Idoso Feliz, destacou que “a ação de hoje foi fundamental para conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger nossos idosos, garantindo que eles vivam com dignidade e respeito".

A advogada Socorro Lima discutiu as tipologias contra a pessoa idosa e advertiu o público que, para combater, é preciso conhecer primeiro. A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Conceição Formiga, apresentou uma exposição sobre mulheres que marcaram a história de Imperatriz com suas ações. Gabriela Bonfim, coordenadora da Casa da Mulher Maranhense, abordou as tipologias de violência contra a pessoa idosa, contextualizando-as. Gabriela pontuou que, dentre as violências sofridas pela população, as violências patrimonial e a sexual são as mais recorrentes entre as mulheres idosas.

“É importante ir na Delegacia do Idoso para denunciar, e também podem procurar a Delegacia da Mulher, na Casa da Mulher Maranhense. Muitas idosas não denunciam por vergonha, culpa e pelo amor que dói denunciar essas pessoas que, na maioria das vezes, são os próprios familiares”, disse Gabriela Bonfim. Ela também fez um alerta contra o crime de etarismo: “Não permita que limitem vocês pela idade, isso é crime! Tratar mal por conta da faixa etária é etarismo. Temos que lutar pelos nossos direitos, para que as próximas gerações não passem por isso. Devemos educar as mulheres e os homens para não serem ou sofrerem agressão”.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Aretuza Lopes, homenageou a servidora com mais anos de contribuição ao órgão, a assistente social Eulemia Alves. Ela também detalhou o funcionamento do CREAS, que está localizado na Rua Hermes da Fonseca, 1024, Bairro Juçara, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para apoiar idosos com direitos violados.

A procuradora do município, Regina Célia, participou da ação explicando o termo, “Todas por Elas”, reforçando a solidariedade feminina. A geriatra, Suzana Garcez, destacou fatores que contribuem para a violência contra a pessoa idosa, como a diminuição do número de filhos e as mudanças estruturais das famílias. Como geriatra, ela sublinhou a importância de ouvir os idosos e realizar buscas ativas para identificar possíveis casos de violência, apesar das dificuldades enfrentadas.

O evento reforçou a necessidade de ações contínuas e coordenadas para combater a violência contra a pessoa idosa e promover uma sociedade mais justa e respeitosa para todos.