CONSCIENTIZAÇÃO

Publicado em: 20/06/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Campanha Junho Violeta promove palestra sobre combate à violência contra idosos

Ação reuniu mais de 700 estudantes. (Foto: Assessoria)

Com o tema “Não à violência: Sim a vida! ”, a Campanha Junho Violeta da Casa do Idoso Feliz realizou uma palestra para os estudantes da Escola Municipal Paulo Freire, abordando o combate e Enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. Ação foi realizada nesta quinta-feira, 19, pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Secretaria de Educação (Semed) e atingiu um público de mais de 700 estudantes.

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, falou da importância de trabalhar a campanha para a comunidade estudantil. Ele destacou que ações como essa são fundamentais para promover a conscientização desde cedo, formando cidadãos mais conscientes e sensíveis às questões de violência e respeito aos idosos.

"Trazer essa discussão para dentro das escolas é um passo essencial para a construção de uma sociedade mais justa e humana. Quando educamos nossos jovens sobre a importância do respeito e cuidado com os idosos, estamos investindo em um futuro onde a assistência social será mais eficiente e eficaz. A violência contra a pessoa idosa é um problema que precisa ser enfrentado por todos, e a educação é a chave para transformar essa realidade. Ver a receptividade dos estudantes e seu engajamento nos dá esperança de que estamos no caminho certo", afirmou Dorielton Xavier.

Ministrada pela a coordenadora da Casa do Idoso Feliz, Alessandra Nobre, a palestra ressaltou pontos importantes sobre os diversos tipos de violência que afetam os idosos, incluindo abuso físico, emocional, financeiro e negligência. Alessandra destacou a necessidade de uma vigilância constante e de medidas preventivas para proteger os idosos, enfatizando a importância do papel dos jovens na denúncia e no combate a esses abusos.

"A conscientização sobre a violência contra os idosos começa com a educação. Ao informarmos os jovens sobre os sinais de abuso e a importância de respeitar e valorizar os mais velhos, estamos criando uma rede de proteção que pode fazer uma diferença significativa na vida de muitos idosos. É crucial que cada um de vocês entenda que a violência contra a pessoa idosa é um crime e que o silêncio pode ser tão prejudicial quanto o próprio ato de violência", afirmou Alessandra Nobre.

Na ocasião, houve a apresentação da Orquestra de Violão Marcílio Dias, da Casa do Idoso, além de recitação de poesia e uma apresentação de rap, cuja letra abordava questões da Campanha Junho Violeta.

Ao final do evento, os alunos receberam materiais gráficos sobre a rede de atendimento e acolhimento à pessoa idosa, reforçando o compromisso da comunidade escolar com a causa. A Campanha Junho Violeta continua com outras ações programadas, buscando ampliar a conscientização e engajamento de toda a sociedade no combate à violência contra a pessoa idosa.