PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

Publicado em: 23/09/2022 por Rafael Pestana

Secretaria de Desenvolvimento Social

Novo Bebê Prefeito recebe a chave da cidade

Em posse simbólica, o novo Bebê Prefeito "eleito" recebeu a chave da cidade e um certificado. (Foto: Maira Soares)

Realizada pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), entre o período de 23 de agosto à 01 de setembro, a Semana do Bebê teve como objetivo destacar a importância dos cuidados com a Primeira Infância, etapa da vida em que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e linguísticas. Miguel Oliveira Moraes, com alguns dias de nascido, é o novo Bebê Prefeito da cidade.

“A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), onde se assegura os cuidados com a saúde da criança de 0 até 6 anos de idade, com objetivo de garantir seu desenvolvimento integral. E essa é uma das prioridades do município, que conseguiu concluir mais uma vez essa esta etapa, fundamental para a manutenção do Selo UNICEF”, comenta Divina Leide, secretária de Desenvolvimento Social.

A Semana do Bebê encerrou com a solenidade de entrega da "chave da cidade" ao novo Bebê Prefeito eleito. A escolha se dá de acordo com o período de nascimento, é titulado como Bebê Prefeito, a primeira criança que nasce durante a Semana do Bebê. “Por ainda estarmos em um período de alerta devido ao novo coronavírus, foi necessário aguardarmos algumas semanas para realizarmos a entrega da chave da cidade”, relata Mikaelly Santos, articuladora do Selo UNICEF.

A articuladora do Selo UNICEF explica ainda que “ao investir na primeira infância e assegurar as crianças o direito à proteção, à saúde, à educação de qualidade e à inclusão, promove-se também a redução das desigualdades. Ano a ano a Semana do Bebê vem contribuindo para trazer resultados que impactam positivamente na vida de crianças de 0 a 6 anos”.

Divina Leide destaca que a programação desse ano “contou com palestras e capacitações, que ajudam na formação de profissionais da saúde e educação; formação sobre a primeira infância; projetos de Saúde e Prevenção nas Escolas; acompanhamento de crianças e gestantes; encontros com adolescentes para tratar sobre a primeira infância; encontros de mamães e bebês; roda de conversa sobre o aleitamento materno, sobre a violência na primeira infância e gravidez na adolescência”.

Além da secretária de Desenvolvimento Social, Divina Leide, e da articuladora do Selo UNICEF, Mikaelly Santos, também estiveram presentes na ação o Núcleo de Adolescentes e Jovens do Selo UNICEF; supervisoras do Programa Criança Feliz; mobilizadora da Saúde do Selo UNICEF; Samara de Oliveira, coordenadora da Proteção Básica, Beatriz Duarte; e o vereador Rogério Avelino, que apadrinhou o novo Bebê Prefeito, se comprometendo em zelar pelo afilhado, proporcionando-lhe acesso à saúde e à educação de qualidade.