balanço 2021

ESPECIAL

Confira destaques de 2021 na saúde municipal de Imperatriz

Ações de combate à covid-19, vacinação, inauguração de obras e anuncio de novos serviços marcam trabalho da Semus

Publicado em: 25/12/2021 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Confira destaques de 2021 na saúde municipal de Imperatriz

Ainda em janeiro, a primeira batalha foi travada contra o vírus com o início da aplicação da vacina. (Foto: Edmara Silva e Patrícia Araújo)

Marcado pela segunda onda da pandemia da Covid-19, 2021 foi novamente um desafio qque a Secretaria Municipal de Saúde teve de enfrentar com altos picos de incidência da doença. Mas com estratégia e reposicionamento travou uma nova corrida contra o tempo para evitar mais mortes, implantar novas ações e dar continuidade às obras.

Ainda em janeiro, a primeira batalha foi travada contra o vírus, com o início da aplicação das vacinas. A Semus iniciou uma campanha difícil pela logística imposta, mas que foi um sucesso. As exigências de armazenamento das doses e a chegada lenta dos lotes impuseram diversos desafios superados pela estrutura montada que conseguiu agilizar o processo e atingir os públicos definidos com vacinação in locu.

Hoje, mais de 80% da população apta a receber a vacina contra covid em Imperatriz já foi imunizada com 1ª e 2ª dose (aproximadamente 162 mil pessoas). Destas, mais de 15 mil já tomaram também a dose de reforço (3ª dose). No total, já foram aplicadas quase 400 mil doses na cidade.  Ainda em agosto, Imperatriz conseguiu chegar na faixa etária dos 18 anos e em outubro iniciou a vacinação dos adolescentes. 

Para atendimento à Covid, no primeiro semestre, a Semus manteve quatro ambulatórios abertos com realização de teste rápidos e entrega de medicamentos, mais o Hospital de Campanha que encerrou suas atividades em 30 de julho, após 15 meses ininterruptos de funcionamento.

Atualmente, a estrutura do município para atendimento a Covid-19, conta com o ambulatório da Vila Nova para casos leves e leitos de internação na ala da UPA São José e Socorrão. “Lembrando que temos um Comitê Covid que monitora aumento de casos da doença e, se houver necessidade, reabriremos ambulatórios e aumentaremos o número de leitos” - explica o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Mais ações

No que se refere às obras, o ano foi marcado por inaugurações, entrega de obras e anúncio de novos serviços.

Em abril, foi entregue o Centro de Atenção Psicossocial, CAPS III Renascer (Álcool e Drogas). O Centro foi entregue após ser ampliado, climatizado e receber revestimento cerâmico nas paredes dos corredores e das enfermarias, além de ter recebido melhorias na rede elétrica. 

Ainda em abril também foi entregue a reforma da Unidade de Urologia do Socorrão que foi totalmente restruturada. Espaço passou por uma reforma completa com pintura geral, climatização, novo piso cerâmico, colocação de novos azulejos, louças nos banheiros e esquadrias; além da substituição de instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.

Em setembro, a construção da UBS do bairro Sebastião Regis, que estava paralisada no início do ano, foi retomada e as obras estão aceleradas, em fase de cobertura. Já o Complexo de Saúde do Parque Anhanguera teve as obras finalizadas, beneficiando mais de 14 programas da Vigilância em Saúde.

No mesmo mês, foi iniciada a força-tarefa das cirurgias eletivas gerais para sanar fila de espera formada em função da pandemia. Iniciativa do secretário Alcemir já beneficiou mais 200 pessoas com cirurgias de vesícula, hérnias, hemorroidas e outras. Agora em dezembro está previsto para iniciar também a força-tarefa para cirurgias eletivas especializadas que vai beneficiar a população com cirurgias da otorrinolaringologia e oftalmologia. Detalhes sobre a força-tarefa, aqui.

Em outubro, foram entregues as novas instalações da UTI do Socorrinho, um ambiente mais humanizado para as crianças que precisam do suporte. A UTI, que funcionava no Socorrão, passou a funcionar dentro da estrutura do próprio Socorrinho. O espaço conta agora com novos equipamentos e 10 leitos, sendo dois de isolamento. Hospital foi beneficiado também com novos instrumentais cirúrgicos. Entregue nova UTI do Socorrinho.

"Para mim, é uma satisfação a entrega dessas novas instalações. Um ambiente mais humanizado para as crianças que precisam desse suporte e, também, para os pais. O nosso compromisso, meu e do prefeito Assis Ramos, é proporcionar mais dignidade ao nosso povo. E não me faltará dedicação, vontade e trabalho para melhorar a vida da população. Aquilo que eu puder fazer, farei" – enfatizou.

Outro dado importante sobre a ampliação de serviços é que em 2021, no Centro de Especialidades Médicas de Imperatriz- CEMI dos Três Poderes foram 30.147 atendimentos. 

Ampliação dos serviços e novos projetos

No mesmo mês foi inaugurada também a UBS do Povoado 1.700. Reformada e ampliada, a UBS Frei Tadeu foi entregue a comunidade após 17 anos sem receber melhorias. A UBS foi contemplada com construção de sala de procedimentos, reforma do telhado, pintura, climatização, paisagismo e melhorias nas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Com a iniciativa, os moradores da localidade passam a ter um espaço com mais comodidade.



Além disso, outras conquistas foram alcançadas, a exemplo: Ampliação do ambulatório especializado em saúde mental, aumentando de 01 para três equipes; habilitação de leitos de suporte ventilatório pulmonar; implantação da Odontologia Hospitalar na UTI do Socorrão - serviço pioneiro na Região Tocantina; implantação da Especialização nível Técnico em Instrumentação Cirúrgica para servidores dos hospitais municipais e inclusão de Espaço Psicossocial também no Socorrão.

No Socorrão, além dos novos serviços e manutenção permanente, a Semus realizou ainda: início da Reforma e ampliação da cozinha e do refeitório que está em fase de acabamento e inauguração da capela que passou por reforma e revitalização de todo o ambiente, ganhando nova decoração.

Além disso, está aprovado junto ao Ministério da Saúde, em fase de licitação, a construção do primeiro Centro de Reabilitação  Física, intelectual, visual e auditiva de Imperatriz, CER tipo IV. Este vai oferecer serviços de habilitação e reabilitação à pessoa com deficiência intelectual, física, auditiva, visual e múltiplas deficiências.

O Centro funcionará de forma ambulatorial e vai contar com profissionais das especialidades: Neurologia, Psiquiatria, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Clínica Médica, Enfermagem, Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, Nutrição e Pedagogia, entre outras.

Está aprovado também junto ao Ministério da Saúde, o Projeto para construção de uma Oficina Ortopédica que vai construir, na própria estrutura do município, órteses e próteses.

Para o próximo ano, a Secretária Municipal de Saúde vai iniciar os trabalhos de combate à leishmaniose visceral, por meio do encoleiramento canino. Imperatriz está entre os 133 municípios brasileiros selecionados para desenvolvimento desse projeto. Mais detalhes aqui.

“Diuturnamente nós temos trabalhado para avançar na Saúde de Imperatriz e melhorar a qualidade de vida de todos os nossos munícipes. É um compromisso nosso, meu e do prefeito Assis, melhorar a saúde dentro do que está ao nosso alcance. Nós temos ampliado serviços e atendimentos, temos feito reformas e ampliações, buscado melhorar nossos fluxos de atendimentos, e sabemos que a saúde é um grande desafio. Principalmente, o Socorrão, hospital porta aberta, que atende mais de 43 municípios, mas estamos avançando”, destacou Alcemir Costa, secretário de saúde.

 

 

balanço 2021