balanço 2021

RETROSPECTIVA

Educação celebra 2021 cheio de conquistas e retomada das aulas presenciais

Mesmo com a pandemia, a Semed avançou com investimentos em estrutura física e pedagógica

Publicado em: 24/12/2021 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Educação celebra 2021 cheio de conquistas e retomada das aulas presenciais

Só em 2021, a Semed inaugurou construções novas, erguidas do zero, como a Escola Antônio Leite Andrade, no bairro Sebastião Régis e Maria Luiza Brandão, no Dom Affonso. (Foto: Sara Ribeiro)

Evoluir é a palavra de ordem da Educação Municipal nos últimos anos de Gestão Assis Ramos. Em 2021, o crescimento estrutural e pedagógico superou todas as projeções e expectativas. Com organização, planejamento e equipe qualificada, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), conseguiu o maior feito do ano, o retorno das aulas presenciais, paralisadas desde o início da pandemia, em março de 2020.

Em 20 de setembro deste ano, as 135 escolas da rede de ensino puderam abrir as portas para receber os alunos em ambiente escolar. Com modelo de Ensino Híbrido, os alunos participam das aulas em formato de revezamento, com 50% da capacidade da turma em sala de aula.

“Estamos com grupos divididas, sendo que durante a semana, uma parte fica na plataforma, enquanto a outra metade da turma assistem aulas de forma presencial. Na semana seguinte esse processo é invertido. Esse formato tem dado muito certo para as escolas e para as famílias”, elogiou Cleomar Conceição, gestora da escola Wady Fiquene e presidente da Associação dos Gestores das Escolas Municipais.

No entanto, para se chegar até esse momento, a Semed percorreu um longo caminho, sempre pensando na saúde e proteção da comunidade escolar e no momento oportuno de queda de casos da Covid-19.

A Semed buscou outras estratégias a fim de garantir a continuidade do processo de aprendizagem dos 45 mil alunos do Município. Com a plataforma virtual de aulas não presenciais já em uso pelos estudantes, no aniversário da cidade lançou a TV Educaitz, canal aberto, com sintonia no 7.2 e 13 horas de programação educacional, tanto para a Educação Infantil, quanto para o Ensino Fundamental.

A TV Educa ITZ é um aporte implantado com o intuito de manter os estudos dos conteúdos associado a plataforma virtual. A produção e gravação dos programas são realizados por esquipe especializada da Semed e sendo os professores os protagonistas dessa ferramenta, que além de utilizarem os equipamentos da TV, se reinventam e, muitas vezes, promovem suas aulas direto de suas próprias casas.

As atividades da Educação nos preparativos para o retorno das aulas presenciais foram inúmeros. Direta ou indiretamente, todas as ações foram em torno desse momento. Por isso, a Semed promoveu 13 dias de formação continuada para quase 3 mil pessoas, em cargos de gestão, coordenação pedagógica e professores. O tema abordado foi “Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem: o protagonismo do professor no processo de inclusão".

Também falando em capacitação, os profissionais responsáveis pela utilização dos laboratórios de Robótica e Salas Multiuso passaram por treinamento para implantação e replicação nas unidades de ensino. São 100 laboratórios de robótica e 36 Salas inteligentes, com TV de toque sensível e impressora 3D; e mais laboratórios de ciências e matemática distribuídos nas escolas do Município. Para acompanhar essas atividades nas instituições foi criado um núcleo de robótica, responsável por todo o desenvolvimento e utilização desses recursos pelos alunos.

Em outubro, foi realizado o VII Congresso de Educação de Imperatriz, com formato diferenciado em razão da pandemia. Houve participação do público presencial inscrito nas vagas disponíveis para acompanhamento presencial, enquanto os demais servidores participaram pela transmissão ao vivo pelo canal da Semed no streaming YouTube.

Novas Estruturas

Para receber o aluno em ambiente escolar, a pandemia possibilitou transformar mais de 50 prédios escolares em canteiros de obras. “A pandemia nos trouxe muitas tristezas e perdas, nada supera a dor e a saudade, porém a vida continua e tivemos que nos adaptar. Com as escolas vazias conseguimos reconstruir muitas delas, algumas aproveitamos apenas o terreno. Eram escolas próprias do município que precisavam urgentemente de intervenção. Tínhamos o aporte dos R$ 100 milhões do Precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério, o Fundef, aplicado e investido em patrimônio da população de Imperatriz”, relembra Assis Ramos, prefeito.

Só em 2021, a Semed inaugurou construções novas, erguidas do zero, como a Escola Antônio Leite Andrade, no bairro Sebastião Régis e Maria Luiza Brandão, no Dom Affonso. Entregou reformas e ampliações de prédios antigos, formando ao todo, 13 reformas e mais o Centro Esportivo Benedita Moreira de Sousa, parte da Escola Darcy Ribeiro, no Parque São José.

Com novo nome votado na Câmara de Vereadores, a Escola Constantino Barbosa da Silva, antigo Parsondas de Carvalho, está pronta para reinauguração. “Sem dúvidas é um dos projetos mais bonitos realizados pela Prefeitura e vamos começar 2022 já com presente para a comunidade do Ouro verde”, elogiou Assis Ramos.

Mais 12 escolas passam por reforma simultaneamente. Além dessas, a Semed retomou a construção de mais uma creche modelo Proinfância, no bairro Itamar Guará, custeada pelo tesouro municipal.

Para todas as unidades reformadas até agora, a Secretaria de Educação investiu em mobiliários novos, com mesas, cadeiras, armários, utilidade domésticas, além de toda a climatização dos ambientes.

Mas não foi o bastante! De acordo com o secretário de Educação, José Antonio Pereira, não basta só investir é preciso cuidar do patrimônio público. “Pensando no bem durável, nós criamos uma oficina de reforma de mobiliários. Todos os equipamentos como mesas e cadeiras que podem ser reutilizadas, passam pela oficina e ficam com aspecto de novas. Isso também vai nos gerar economia e fomentar o dever de cuidar da escola, em todos os aspectos”.

Cuidados com a Comunidade Escolar

Antes do retorno do Ensino Híbrido, a Prefeitura manteve a entrega dos kits de alimentação às famílias dos estudantes. Iniciativa foi elaborada em substituição a merenda escolar e entregue individualmente a cada aluno. A Educação Infantil também recebeu todo o kit de material didático para as aulas remotas.

E não parou por ai, como as ações são voltadas para o retorno presencial, a Semed preparou as escolas com material sanitário e entregou mais de 40 mil máscaras, para discentes, docentes e equipes administrativas. Foram disponibilizadas duas unidades por pessoa.

Alunos e professores receberam ainda kits de material escolar, com vários tipos de caderno, agenda, lápis, caneta, canetinha hidrocor, estojo e outros itens. Para guardar todo esse material, também compôs o kit a mochila ou bolsa escolar. Alunos menos receberam mochilas com rodinhas, os maiores, de costa, os professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), bolsas transversais.

Valorização dos Servidores

Em 2021, a Secretaria de Educação atingiu a marca de 100% de professores oriundos de concurso público. Com isso, resolveu questões internas com déficit de profissionais na rede.

Para as aulas remotas e Ensino Hibrido foi concedido aos profissionais em cargo de magistério o abano salarial de no valor de R$ 6 mil, parcelado em 4 vezes com a finalidade de aquisição de equipamentos tecnológicos.

E, na última quinta-feira (23), foi sancionada a Lei de Abono de Gratificação Provisório e Excepcional aos Servidores em efetivo exercício na Rede Municipal de Ensino Básico de Imperatriz.

O abono beneficiará mais de 4 mil profissionais de toda a rede municipal, e o pagamento será realizado em duas parcelas iguais, nas competências dos meses de fevereiro e março de 2022. "Fazemos um balanço mais que positivo desse ano e esperamos crescer e evoluir ainda mais, pois a nossa meta é tornar a Educação de Imperatriz um modelo de excelência. Desejo que todos tenham um Feliz Natal cheio de amor e paz. Que 2022 seja de mais conquistas, prosperidade e, sobretudo, muita saúde", finalizou José Antonio Pereira.

balanço 2021