Capacitação

FORMAÇÃO DE SERVIDORES

Humanização é foco central de semana de capacitação

As diretrizes norteadoras das rodas de conversa estão pautadas no acolhimento e atendimento

Publicado em: 29/08/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Humanização é foco central de semana de capacitação

Capacitação possibilita análise de vivências dos profissionais sobre humanização. (Foto: Edmara Silva)

A I Semana de Capacitação em Humanização na Saúde - Meu Lugar no SUS segue, hoje, 29, agenda no auditório da Faculdade Pitágoras com a palestra, apresentação das Rede de Saúde e rodas de conversa com a temática "Compartilhando Intervenções nos Espaços de Trabalho".

Sobre o trabalho realizado pela gestão municipal, o secretário de saúde, Alair Firmiano, destacou que uma das preocupações do prefeito, Assis Ramos, é melhorarias na área da saúde. “Um dos grandes gargalos da gestão Assis Ramos é a saúde de Imperatriz e para que possamos melhorar ainda mais, não mediremos esforços. A capacitação dos profissionais da área da saúde é uma forma de trabalharmos nossos servidores para prestação de um atendimento humanizado e com qualidade”, enfatiza.

Para o coordenador do Núcleo de Educação Permanente em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, Manoel Pereira, a palestra ministrada pela assessora de planejamento e projetos especiais, Doralina Narques, tem relevância significativa sobre o olhar do trabalhador aos serviços ofertados pela Prefeitura e acrescenta que, “os servidores precisam conhecer os espaços de atendimento que a Semus dispõe para toda a comunidade de Imperatriz”.

As diretrizes norteadoras das rodas de conversa estão pautadas no acolhimento e atendimento humanizados, onde o alvo são os coordenadores e servidores que compõem a rede de saúde municipal, como explica Manoel Pereira. “O foco são os coordenadores de serviço como: Samu, saúde mental, atenção básica, Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, vigilância, onde será apresentado situações problemas vivenciadas diariamente nos ambientes de trabalho. A apresentação do problema requer uma reflexão dos participantes e também a proposição de intervenção da questão levantada”, esclarece o coordenador.

Após a semana de capacitação do Núcleo de Educação Permanente da Semus, haverá a segunda etapa que é a continuidade da formação, como explana o coordenador. “Estaremos nos ambientes de trabalho, em departamento e serviços, com os colaboradores que participaram desse momento de sensibilização e juntos passaremos um dia fazendo oficinas de vivência de humanização. Vamos colocar na prática o aprendizado da I Semana de Capacitação em Humanização na Saúde e iremos fazer o monitoramento dentro do espaço de serviço”.

O auxiliar de odontologia Leonam Moraes, esclarece como a programação auxiliará nos serviços ofertados à população. “A reflexão em nossa prática diária, enquanto profissionais, nos leva a uma análise de nossa atuação, muitas vezes automática. Necessitamos pensar não só no quadro clínico do paciente, mas de diminuir essas pressões de tempo sobre a nossa área e ser o máximo possível um profissional humanizado”.

A capacitação possibilitará aos participantes uma análise de suas vivências profissionais que, para o coordenador Manoel Pereira, a humanização pode ser atingida por meio de reflexões e uma delas seria a resposta para uma simples pergunta, “Enquanto profissional, eu gostaria de ser atendido por outro igual a mim? Essa é a pergunta que nós profissionais deveríamos fazer ao atendermos as pessoas que necessitam do serviço”. A semana de capacitação segue com o cronograma à tarde, com rodas de conversa e a palestra, pactuações e encaminhamentos.

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