CURSO
Samu recebe capacitação sobre o novo coronavírus
16 bases descentralizadas do Samu participam da formação
Publicado em: 10/03/2020 por Kalyne Cunha
Com objetivo de preparar todos os setores da saúde sobre o novo coronavírus, o Serviço de Atendimento Móvel e Urgência, Samu, participou de capacitação realizada, dia 9, na Regional de Saúde de Imperatriz. Objetivo é orientar os profissionais sobre manejo clínico e biossegurança do novo coronavirus (Covid-19).
A capacitação foi destinada para Técnico Auxiliar de Regulação Médica, TARM, responsáveis por identificar casos suspeitos do novo vírus; médicos; enfermeiros que prestam atendimento; paramentação dos funcionários e equipe de limpeza, responsável pela higienização correta das ambulâncias, evitando uma possível contaminação da equipe.
A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Nep, SAMU 192, Tatiara Araújo, explica que o treinamento teve objetivo de descentralizar os setores da saúde atingindo um maior número de público. “Solicitamos ao Estado que fizesse essa multiplicação não só para a equipe do SAMU de Imperatriz, mas para as nossas bases descentralizadas ao qual somos responsáveis e que totalizam 16 bairros”.
Sobre o treinamento dirigido pela médica infectologista do estado, Bianca Ferreira e o coordenador de vigilância epidemiológica, Onivaldo Coutinho, a coordenadora Tatiara Araújo enfatiza a importância da capacitação. “Realizaremos o atendimento a pacientes com casos suspeitos ou confirmados de coronavírus, por demanda espontânea, e de acordo com os sintomas fazemos a remoção do domicílio para as unidades com suporte, hospitais e UPAs. Iremos atuar, ainda, nas transferências inter-hospitalares quando solicitado. O treinamento é importante pois nos auxilia no uso correto de EPIS para evitar a contaminação da doença e sua disseminação”.
A Prefeitura, por meio da Secretária Municipal de Saúde, vem promovendo capacitações aos servidores da saúde sobre o novo coronavírus. Os treinamentos são voltados aos profissionais que, possivelmente, terão contato direto com pacientes em casos suspeitos ou até mesmo confirmados do vírus.