SEGURANÇA
Nível do Rio Tocantins impossibilita abertura oficial do período de veraneio para 2022
Medida é tomada para garantir a segurança de frequentadores
Publicado em: 01/08/2022 por Kalyne Cunha
Apesar de bastante aguardado por banhistas e empreendedores não haverá o período de veraneio este ano, visando a segurança e o bem-estar da população. A Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, informa que medida se deu por conta do nível do Rio Tocantins que ainda está alto por conta das fortes chuvas dos últimos meses em Imperatriz.
O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, explica que para a segurança dos banhistas é importante que haja bancos de areia. “Para iniciarmos o período de veraneio precisamos considerar um nível mínimo de banco de areia, o que não temos. Para montar a estrutura na praia, o nível do Rio Tocantins deveria está 2 metros e 20 centímetros, a 2 metros e 50 centímetros abaixo de zero. Hoje o nível está 1 metro e 54 centímetros abaixo, o que não colabora”, enfatizou.
Para os frequentadores que esperam pelo período de praias ou insistem ir mesmo sem a abertura oficial, o superintendente informa que “o nível do rio ainda está alto por conta do período chuvoso, essa água vem de muitos rios que vem vazando muito, não tem como o nível do rio baixar, porque ela sempre estar em constância. Como o nível do rio ainda está alto não tem como fazer o período de veraneio, porque não tem areia na praia do Cacau”, relata.
Para situação propicia para banho, a vazão deveria está no mínimo de 900 a mil metros cúbicos por segundo. Atualmente, está em 130 metros cúbicos por segundo, o que também não colabora. Então esses são o indicativo para que o período de veraneio não aconteça. Não temos hoje um banco de areia para se montar a estrutura.
Em anos anteriores, em período de praia, a vazão margeava entre 900 a 1 mil metros cúbicos por segundo, para o período atual está em 1.400 mil metros cúbicos por segundo. Já o nível do rio estava em média 2 metros e 50 centímetros abaixo de zero, hoje está 1 metro e 50 centímetros acima dos anos anteriores, quando é realizado o período oficial de veraneio.
Importante
Aos banhistas que frequentam as praias, todo cuidado é pouco, principalmente com crianças e idosos. Muita gente está indo mesmo como volume acima do considerado normal para período, e no fim de semana o número é bem maior. Diante disso, a Defesa Civil alerta sobre afogamentos, porões, correnteza do rio, entre outras medidas de segurança que precisam ser observadas.