ENSINO
Volta às aulas: Imperatriz inicia ano letivo nas 131 escolas da rede pública municipal
Alunos receberam orientações do planejamento escolar
Publicado em: 22/01/2024 por Letícia Holanda
As escolas da rede municipal de ensino de Imperatriz deram início as atividades letivas de 2024, nesta segunda-feira (22), com a volta às aulas. Abertura do ano foi marcada com ações pedagógicas, momento de interação, acolhida e ambientação para os estudantes.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Semed), recebe no Sistema Educacional, mais de 41 mil alunos devidamente matriculados nas etapas de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Escola de Tempo Integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Serão 200 dias letivos respeitados dentro de sala, além de atividades complementares para as turmas de tempo integral, com disciplinas de artes, música e esporte.
O secretário de Educação, José Antonio Pereira, garante que o ano letivo foi organizado com diversas atividades para impulsionar o ensino dos alunos. “Implementamos projetos na área tecnológica, com a robótica na escola, com novas modalidades no Jogada Nota 10, justamente para integrar os alunos no máximo de atividades pedagógicas, e assim, avançarmos ainda mais com a educação do município”.
Para aluna da Escola Municipal Madalena de Canossa, Ryanna Silva Sousa, é mais um ano de oportunidades e conhecimento. “É muita expectativa para tudo que vamos aprender, espero que tenha bastante conteúdos, atividades fora da sala de aula, com os laboratórios, e que possamos atingir nossas metas”, destaca.
Com a filha estudando na modalidade de Tempo Integral do município, Iolanda Melo de Almeida destaca os pontos positivos. “Como trabalho o dia todo, agora saberei que ela não terá mais o tempo da tarde ocioso, será preenchido com ações da escola que trarão bons resultados para ela na formação”, comenta.
Programa Escola em Tempo Integral
As turmas de Tempo Integral é uma realidade da rede municipal de ensino. As escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental foram preparadas para atender mais de 2400 alunos nas 30 instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental, na zona urbana e zona rural.
Os alunos terão jornada pedagógica igual ou superior a sete horas diárias, no total de 35 horas semanais, com atividades do currículo regular e complementares.
Com colaboração de Sara Ribeiro