Educação

INVESTIMENTO

Prefeitura inaugura Escola Municipal João Batista de Paiva

Com esta, são 13 escolas construídas pela gestão municipal

Publicado em: 20/12/2024 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Prefeitura inaugura Escola Municipal João Batista de Paiva

Na gestão dos últimos 8 anos já foram reformadas, ampliadas e construídas mais de 80 escolas municipais (Foto: Sara Ribeiro)

Completando a 11ª unidade de ensino construída, ampliada ou reformada, em 2024, pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Escola Municipal João Batista de Paiva, no bairro Nova Imperatriz, a 13ª da atual gestão, foi entregue a comunidade nesta sexta-feira (20). 

A solenidade contou com a presença dos filhos do homenageado, Paulo Henrique e João Junior; do prefeito, Assis Ramos; do vice-prefeito, Alcemir Costa; do presidente do STEEI, Francisco Messias; da secretária de Educação, Cleomar Conceição e da comunidade local.

Presente de Natal antecipado para toda população, o imóvel conta com 1.207,17 m² de área construída, infraestrutura moderna, funcional, seguindo o modelo padrão das obras da gestão municipal e projetada para atender às necessidades dos estudantes e profissionais da Educação. 
 

A unidade possui 10 salas de aula; Biblioteca; Sala multiuso; Sala de professores; Espaços administrativos, como secretaria, coordenação e direção; Cozinha e refeitório; Almoxarifado, despensa e banheiros.

“Estamos fazendo uma homenagem importante para a nossa cidade, como foi seu João Paiva, numa escola nova, que dará conforto para nossas crianças e oferecerá a maior riqueza que não bem material, e sim, conhecimento. Se for para investir, invista na educação, e foi isso que fizemos desde 2017”, ressaltou Assis Ramos. 

A Escola Municipal João Batista de Paiva oferecerá ensino regular desde a pré-escola, com turmas do I e II Período, até o Ensino Fundamental Anos Iniciais, do 1° ao 5° ano. Com um ambiente seguro e moderno, a unidade foi planejada para promover o pleno desenvolvimento dos estudantes, integrando recursos pedagógicos e espaços que favorecem o aprendizado e a convivência.

Cleomar Conceição, celebrou mais esse presente para a cidade. “Hoje só tenho gratidão a Deus pela oportunidade de entregar uma escola tão linda como essa para a nossa comunidade escolar. Eu que sou filha de quebradeira de coco, vim da roça, que sonhei em ser professora, chegar até aqui é um momento de muita gratidão”.

Representando a família, Paulo Henrique Paiva, agradeceu o Município pela homenagem. “Esta escola é um presente para nossa cidade, é um legado deixado pelo prefeito Assis Ramos que tanto fez pela Educação e que servirá para transformar as vidas de muitas crianças através do estudo. Em nome da minha família, eu só tenho a agradecer”, frisou. 

Saiba quem foi João Paiva 

João Batista de Paiva, nasceu no dia 5 de maio de 1946, em Parapuã, São Paulo. Filho de Pedro Batista de Paiva e Mariana de Melo, formou-se em Estudos Sociais pela Faculdade Farias Brito, em Guarulhos-SP, onde também concluiu sua pós-graduação em Princípios, Conteúdo e Método da Geografia. Atuou como professor e coordenador na mesma instituição.

Em 1976, João Batista de Paiva mudou-se para Imperatriz, em busca de novas oportunidades. Na companhia de sua esposa, Marina Kiyokawa de Paiva, da filha mais velha, então com três anos, e de seu irmão, estabeleceu raízes na região. Fundou a empresa Paiva Poços Artesianos, ampliou para a Parapuã Construções e foi responsável por obras em Imperatriz, como o viaduto e a duplicação da BR, dentre outras.

Foi eleito deputado estadual em 1994, exercendo mandato de 1995 a 1999 como o único representante da região Tocantina na Assembleia Legislativa. Durante seu mandato, João Paiva trouxe importantes avanços para Imperatriz, como a instalação de uma banca examinadora permanente para emissão de carteiras de motorista e a criação do Shopping do Cidadão, facilitando o acesso a documentos para a população. Em 2012, recebeu o título de cidadão imperatrizense. 

João Batista de Paiva faleceu em 11 de maio de 2020. Deixou três filhos: Patrícia Paula Paiva, João Batista de Paiva Júnior e Paulo Henrique Batista de Paiva, além de netos e um legado marcado pela dedicação à família, à educação, à política e ao progresso da cidade que adotou como lar.

Educação