TECNOLOGIA
2º Festival de Foguetes tem participação de ex-engenheiro da NASA
15 escolas classificadas na Mobfog estiveram na competição
Publicado em: 03/07/2024 por Sara Ribeiro
Em continuidade aos projetos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi realizado nesta terça-feira (02), a 2ª edição do Festival de Lançamento de Foguetes – Nível 3, das escolas municipais. Promovido pela Prefeitura de Imperatriz, o evento ocorreu em frente na Escola Municipal Wady Fiquene, no bairro Nova Imperatriz.
O Festival reuniu equipes de 15 escolas da rede municipal para o lançamento de foguetes e contou com a ilustre presença de Gabe Gabrielle, ex-diretor de engenharia da Força Aérea Americana e ex-engenheiro de Infraestrutura da NASA.
Nessa atividade os estudantes tiveram a oportunidade de explorar o mundo da ciência, aliando a teoria e a prática de maneira divertida. “Utilizando garrafas PET, os estudantes construíram e lançaram seus próprios foguetes, propulsionados pela pressão da água. Esta atividade não só desperta o interesse pelas disciplinas de ciências e engenharia, mas também incentiva a criatividade e o trabalho em equipe”, explicou a coordenadora do Setor de Robótica na Escola, Samilla Chaves.
Sob o olhar atento dos convidados e, sobretudo, de Gabe Gabriele, as equipes competiram pela melhor marca de distância dos foguetes, com três equipes garantindo as primeiras posições: a Escola Municipal Madalena de Canossa conquistou o 1º lugar; a Escola Municipal Maria das Neves alcançou o 2º melhor lançamento e a Escola Presidente Costa e Silva o 3º lugar.
“Foi um momento muito importante para a nossa rede municipal. Além de contar com a presença de uma personalidade tão importante como Gabe Gabriele compartilhando suas experiências e conhecimentos com nossos alunos e professores, no qual puderem ter a oportunidade única de aprenderem mais sobre o espaço e as incríveis possibilidades que a ciência e a tecnologia podem oferecer”, destacou a secretária de Educação, Cleomar Conceição.
Parte da equipe vencedora, a aluna Ana Luiza, frisou que “foi uma experiência incrível e o importante foi que a gente não desistiu e, agora, estamos aqui em primeiro lugar”.