Educação

LEITURA

Alunos de escolas municipais recebem “Prêmio Livros Transformam Vidas”

Além da premiação, o evento também lançou a obra chamada “autores, leitores e cartas”.

Publicado em: 26/08/2024 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Alunos de escolas municipais recebem “Prêmio Livros Transformam Vidas”

Foram 18 premiações, sendo seis para as categorias infantil, infanto-juvenil e adulto (Foto: Divulgação)

Encerrando o projeto do Concurso literário “Prêmio Livros Transformam Vidas”, aplicado nas escolas da rede municipal de ensino, numa parceria entre Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, foi realizado nesta segunda-feira (26), solenidade de premiação dos alunos vencedores.

Evento realizado na Academia Imperatrizense de Letras, com participação de seus membros, teve exposição dos desenhos confeccionados pelos alunos, a presença dos estudantes e equipes gestoras, do Setor de Biblioteca Escolar da Semed, além da presidente do Instituto, Cristina Oldemburg e da secretária de Educação, Cleomar Conceição.

O Prêmio Livros que Transforma Vidas tem por objetivo incentivo à leitura, a escrita e a arte, tendo como culminância o concurso literário, a partir das experiências dos alunos nas bibliotecas recebidas pelo Instituto Oldemburg. A proposta foi fomentar experiências de leitura e a produção de cartas de agradecimento aos escritores mais apreciados, destacando o motivo pelo qual a leitura da obra foi inesquecível. As cartas premiadas foram publicadas em livro de edição especial, que além da premiação, o evento também lançou a obra chamada “autores, leitores e cartas”.

“Esse evento é o encerramento de um trabalho que nós estamos desenvolvendo desde fevereiro com a Secretaria de Educação aqui de Imperatriz. E o objetivo é estimular a leitura nas bibliotecas onde nós implantamos em parceria com o município ainda em 2023 e estimular o hábito da escrita”, reforçou Cristina Oldemburg.

Foram 18 premiações, sendo seis para as categorias infantil, infanto-juvenil e adulto. Os primeiros lugares além de garantirem um acervo com 10 livros, também faturaram prêmio no valor de R$ 500,00.

“Estamos orgulhosos com a participação dos nossos alunos e do resultado final. A escrita dos alunos também ficará registrada em produção do livro, tendo esse momento eternizado pelo projeto e motivo de reconhecimento dos agentes locais. Só temos a agradecer pela parceria em mais uma ação tão importante para a educação”, agradeceu Cleomar Conceição, secretária.

Lara Vitoria, do 5º ano da Escola Morada do Sol, relata que adorou participar do concurso. “Agradeço a todos por esse cuidado de estar incentivando os alunos a ler e a escrever, a visitar a biblioteca e conhecer mais obras”. O aluno Heitor Manoel Ferreira de Carvalho, da Escola Juscelino Kubitschek, reforça ainda que “foi muito gratificante esse momento em receber os prêmios, espero que todos também estejam felizes”.

Educação