ENSINO

Conhecimento e cultura: Salas de leituras nas escolas municipais têm acervo renovado

Prefeitura adquiriu 125 kits de bibliotecas físicas para as escolas da rede de ensino

Publicado em: 09/04/2024 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Nessa era de revolução da Educação, promovida pela gestão municipal, as bibliotecas, ou salas de leitura, representam ferramentas essenciais para promover a valorização da cultura e estimular o hábito da leitura (Foto: Sara Ribeiro)

Investir em recurso pedagógico para aparelhamento das escolas municipais vem sendo um cuidado constante da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A exemplo disso, vale destacar neste 9 de abril, Dia Nacional da Biblioteca, a aquisição de acervo bibliográfico para as unidades de ensino.

Nessa era de revolução da Educação, promovida pela gestão municipal, as bibliotecas, ou salas de leitura, representam ferramentas essenciais para promover a valorização da cultura e estimular o hábito da leitura. A Secretaria fez um investimento significativo adquirindo 125 kits de bibliotecas físicas para as escolas da rede municipal.

“Com esses novos acervos vimos a necessidade de implantar a coordenação de biblioteca escolar, a fim de reestruturar nossos espaços nas escolas. Isso resultou, até agora, em 30 salas de leitura, completamente modernizadas, convidativas, com os títulos devidamente catalogados para facilitar o acesso tanto do professor, quanto do aluno”, explicou o secretário de Educação José Antonio Pereira.

Essas mudanças, além de ampliar o acesso ao conhecimento, enriqueceu os acervos dos espaços já disponíveis nas escolas. “São mais de 300 novos títulos que, com o trabalho do setor, são organizados de forma a contemplar os diversos gêneros textuais/literários, usando legenda com sistema de cores, o cantinho da leitura, os empréstimos de livros organizados por fichas e todas as orientações necessárias para que o espaço seja um verdadeiro centro de aprendizado”, reforçou Deivanira Soares, coordenadora do departamento de biblioteca escolar.

O município também mantém aberta para atendimento à população a Biblioteca Pública Municipal Professor Osvaldo Ferreira de Carvalho, situada na Rua São Domingos, no bairro Beira Rio. Trata-se de uma repartição importante para a comunidade estudantil, que prefere utilizar o livro físico em detrimento dos documentos digitais.