ORIENTAÇÃO

II Semana da Educação Inclusiva encerrada com recorde de participação de público

Foram cinco dias de orientações, relatos de experiências e atividades culturais

Publicado em: 26/08/2023 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Relatos de experiências sobre desconstrução do capacitismo na escola (Foto: Letícia Holanda)

Um grande público de servidores da rede municipal de ensino estiveram presentes nesta sexta-feira (25), no encerramento da II Semana da Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O encontro foi direcionado para dialogar sobre a importância dos cuidadores em ambiente educacional, com abordagem do tema central “Desconstruindo o Capacitismo no Ambiente Escolar”.

As palestras ficaram por conta do Setor de Inclusão e Atenção a Diversidade (SIADI), Leila Lopes e Inês de Jesus Silva, com a “Escola Espaço de Convívio Saudável e Inclusivo”; e “Desconstruindo o capacitismo no Ambiente Escolar”, com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Evandro Fernandes.

Além disso, o aluno-atleta Alexandre Nava e sua mãe, Sandra Costa, relataram sobre a vivência do estudante e da inclusão por meio do esporte, com o projeto Jogada Nota 10 da rede municipal de ensino. A programação continuou com orientações da neuropsicopedagoga, Tereza Nogueira, sobre “A Educação Inclusiva e o Cuidador”.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, fez a entrega do livro didático com leitura ampliada da Educação Infantil, para os familiares dos alunos com baixa visão. “Nossos gestores, coordenadores, professores e cuidadores são protagonistas por contribuir com o aprendizado e desenvolvimento dos estudantes, todos têm o direito de ter autonomia para viver e interagir socialmente”.

Foram cinco dias de atividades com debates, workshop, relatos de experiências, momentos culturais e atividades nas escolas. “Precisamos aprender constantemente, como forma de preparação para acompanhar os alunos no processo de aprendizado e socialização”, destacou a cuidadora da Escola Municipal Dom Marcelino, Andressa Sousa Feitosa.